Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Entrevista: Frei Fidêncio Vanboemmel

06/12/2011

Entrevistas

Nesta solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da Ordem Franciscana e desta Província, este site exibe o seu “novo rosto”. Para celebrar este momento, ninguém melhor do que Frei Fidêncio Vanboemmel, o Ministro Provincial da Imaculada.

Frei Fidêncio Vanboemmel (pronuncia-se Fanbemel) foi eleito Ministro no último Capítulo da Província da Imaculada Conceição, realizado em novembro de 2009, ano que coincidiu também com a celebração dos 800 anos de fundação da Ordem dos Frades Menores. Catarinense, natural da cidade de Santo Amaro da Imperatriz, Frei Fidêncio tem 58 anos e há 37 anos ingressou na Ordem Franciscana, onde durante 23 anos trabalhou na formação.

Dois anos  à frente da segunda entidade franciscana mais antiga do Brasil – a Província foi criada em 15 de julho de 1675 -, Frei Fidêncio fala do seu novo serviço (“o Ministro deve ser servo dos demais irmãos”) como um grande aprendizado:  “De fato, a vida me fez entrar numa enorme ‘sala de aula’ na qual jamais pensei um dia estar!”, conta Frei Fidêncio, enumerando suas alegrias, tristezas, acertos e desafios, mas também confessando que neste serviço do lava-pés, “não é fácil permanecer inclinado…”.

Por Moacir Beggo

Site Franciscanos – Dois anos depois de ser eleito Ministro Provincial, que avaliação o sr. faz do governo neste período?
Frei Fidêncio – Inicio a minha avaliação do governo reconhecendo que estes dois primeiros anos foram dias de grande aprendizado. De fato, a vida me fez entrar numa enorme ‘sala de aula’ na qual jamais pensei um dia estar! Uma ‘sala’ que reúne e congrega irmãos que prometeram estar centrados e atentos ao único Mestre e Senhor, assim como nos mostrou Francisco de Assis e companheiros da primitiva fraternidade.
Nestes dois anos, mais do que nunca, pude sentir que esta grande ‘sala’ é formada exclusivamente por irmãos, muitos irmãos: irmãos santos e irmãos pecadores; irmãos estudiosos e irmãos laboriosos; irmãos jovens e irmãos idosos; irmãos no vigor da vida e irmãos realizados; irmãos machucados e irmãos acuados; irmãos corajosos que ousam romper barreiras e irmãos capazes de superar outras situações limítrofes; irmãos que creem e irmãos cansados à beira da estrada; irmãos fiéis à sua vocação e irmãos que ‘saíram’ da sala (e não sem dor!); irmãos realizados e irmãos orantes; irmãos que abençoam e perdoam e irmãos que unem, acolhem e congregam; irmãos distraídos ou desatentos e irmãos solidários com os pobres; irmãos distantes e irmãos fraternos; irmãos egoístas e irmãos que, generosamente, partilham a vida e o pão do trabalho…  Todos, enfim, simplesmente irmãos, ou como diria São Francisco: irmãos espiritualmente vinculados!  A estes irmãos o Senhor e Mestre me confiou o serviço do lava-pés. Confesso que não é fácil permanecer inclinado…

Site Franciscanos – O que mudou na sua vida de Frade Menor? 
Frei Fidêncio – Como Frade Menor, na busca de viver com fidelidade a vida segundo o Santo Evangelho, nada mudou. Há uma continuidade!  Houve, sim, uma radical mudança entre o pequeno universo de “Rodeio” (noviciado) e o grande universo de “São Paulo” (Provincialado).

Site Franciscanos – Hoje, o conceito de Ministro Provincial mudou?
Frei Fidêncio – Hoje, mais do que um conceito de Ministro Provincial, vejo que no “sim”, ou seja, na aceitação deste serviço, as sábias proposições estabelecidas por São Francisco de Assis na Regra da Ordem dos Frades Menores são de vital importância. Conceitos pessoais podem ser perigosos: ou a gente incorre no pecado de se ‘inflar’ diante das realizações e conquistas dos irmãos, ou se ‘magoa’ diante dos desafios não solucionados.  Pois bem, quais seriam as proposições de São Francisco que servem de referencial e a partir das quais devo me medir para obter um conceito de Ministro, enquanto cumprimento de um dever confiado pelos irmãos?  Recordo algumas: o Ministro deve ser servo dos demais irmãos; o Ministro deve ouvir o Senhor para cumprir o que Lhe agrada; o Ministro deve visitar, exortar e confortar espiritualmente os irmãos; o Ministro deve cuidar da alma do irmão; o Ministro deve ter um guardião para que ele mesmo se exercite na obediência; o Ministro deve oferecer misericórdia ao irmão que clama por misericórdia; o Ministro deve zelar pelo bem-estar de toda a fraternidade; o Ministro deve agir com rigor para levar a bom termo o pacto comum feito a Deus no dia da nossa profissão religiosa; etc.

Site Franciscanos – Quais os acertos do seu governo?
Frei Fidêncio – Sobre os nossos acertos, destaco alguns: um Definitório que pensa a Província no seu todo e que busca levar a bom termo o Plano de Evangelização; o desejo incansável de caminhar em sintonia com a Ordem, principalmente na concretização das decisões do último Capítulo Geral; a incansável luta para qualificar a vida fraterna e a missão evangelizadora com a proposição da elaboração de um “Projeto Fraterno de Vida e Missão”; a significativa aposta no Serviço da Animação Vocacional, o redimensionamento deste serviço (o redimensionamento de Agudos e Seminário de Ituporanga e as Fraternidades de Acolhimento Vocacional); a aposta na pastoral da juventude; a simplificação da estrutura provincial (secretariados e serviços); a agilização da comunicação interna (notícias do Definitório); a aposta na Missão em Angola com a resposta generosa dos frades jovens.

Site Franciscanos – Quais os desafios do seu governo?
Frei Fidêncio – Os desafios: a qualificação mística e profissional dos irmãos diante das exigências do mundo de hoje; o redimensionamento de algumas estruturas que pesam, se levamos em conta a diminuição numérica dos irmãos; o aprendizado de saber trabalhar e se organizar em rede; o fortalecimento do espírito da ‘mesa comum’ e a consequente partilha com os pobres; o encantamento pela evangelização a partir do nosso carisma franciscano; a leveza da itinerância franciscana (pobreza e humildade) para não nos empobrecermos na estagnação dos velhos lugares e coisas de sempre.

Site Franciscanos – O que mais lhe deu alegria nesse tempo?
Frei Fidêncio – Destaco algumas: a colaboração dos guardiães e fraternidades que comungam do projeto comum de toda a Fraternidade Provincial; a resposta positiva dos irmãos que participaram dos diferentes momentos formativos na Província (retiros e demais reuniões provinciais); o trabalho missionário em Angola e as perspectivas vocacionais; a graça de poder ouvir do povo de Deus a linguagem do bem-querer dos frades entre si e dos frades com a comunidade e vice-versa; as celebrações de Profissões, Ordenações e a participação em várias datas significativas nas nossas diversas frentes de Evangelização;

Site Franciscanos – O que mais lhe entristeceu?
Frei Fidêncio – Ter que ‘administrar’ situações e frutos falidos do individualismo e do não espírito de pertença.

Site Franciscanos – A diminuição das vocações e o grande número de frades idosos lhe preocupam?
Frei Fidêncio – Sim, e muito! Como responder a esta constatação? Apostamos muito no 2º objetivo específico do nosso Plano de Evangelização: revigorar e apostar no Serviço da Animação Vocacional e na Pastoral da Juventude.

Site Franciscanos – A Província conquistou uma grande estrutura ao longo dos séculos (mais de três séculos)  e, hoje, consegue mantê-la com o número de frades reduzido?
Frei Fidêncio – Este é o grande desafio do “redimensionamento”, muito presente na linguagem dos textos da Província e nos Documentos da Ordem: redimensionamento da qualidade de nossa vida (a retomada da mística do carisma franciscano), redimensionamento das nossas frentes de evangelização (elas ainda são condizentes ao carisma?); redimensionamento das nossas estruturas (como torna-las leves no espírito da nossa itinerância franciscana?). Redimensionar significa reavaliar a nossa vida e a nossa missão a partir da Regra e Vida. Isso naturalmente traz implicâncias no redimensionamento estrutural da pessoa do frade e das estruturas externas em que nos envolvemos.

Site Franciscanos – Como o sr. vê a Missão de Angola, agora que já a conhece bem devido às visitas de animação que fez?
Frei Fidêncio – A nossa missão em Angola nasceu há pouco mais de 20 anos. Quando a nossa Província celebrou  o 1º Centenário da sua restauração. O gesto mais significativo não foi a edificação do monumento comemorativo que se encontra na Comunidade de Teresópolis (SC), mas o gesto de ‘restituição’ com o envio missionário de irmãos à nova missão franciscana no sofrido país de Angola, na época em plena guerra civil.  Estes 20 anos foram de sofrimento, de purificação e de discernimento. Hoje, visitando a missão, vejo que os frades conseguiram consolidar de forma simples a nossa presença de Frades Menores nas cidades de Luanda, Viana, Malanje e Kibala. O país está em reconstrução, mas a pobreza impera por toda a parte, particularmente no que se refere à infraestrutura, ao saneamento básico, à educação, etc. Há uma estranha convivência entre a tecnologia de ponta e a miséria das vidas humanas. Mas nisso tudo há sinais de esperança que nascem da grandeza e da nobreza da alma do povo angolano. É com muita satisfação que posso dizer que as perspectivas vocacionais nos enchem de esperança, pois já podemos contar com a força dos jovens frades angolanos e dos muitos vocacionados que estão batendo às nossas portas.

Site Franciscanos – Para o sr., qual  é a  Província ideal?
Frei Fidêncio – Não sei se existe uma Província ideal! Talvez a Província ideal esteja próxima à narrativa do texto do Espelho da Perfeição, quando lá se aborda a questão das qualidades e virtudes de que deveria ser dotado o bom frade menor. O texto coloca na boca de Francisco a afirmação de que o bom frade menor é o que reúne em si os méritos, os valores e as virtudes dos demais irmãos. Talvez esta profecia ainda seja uma utopia entre nós, mas não impossível! Eu quero acreditar numa Província ideal formada por irmãos (frades) que se somam a partir da virtude e do valor de cada irmão: a fé, a simplicidade, a pureza, o bom-senso, a oração e a contemplação, a garra evangélica e a paixão evangelizadora, a solidariedade com os pobres, a misericórdia, o espírito de itinerância, o vigor moral e espiritual, a pobreza, a minoridade, a castidade, a obediência, o desejo da sabedoria, etc.

Site Franciscanos – Qual a proposta de São Francisco para hoje?
Frei Fidêncio – Para nós, frades, nada mais sagrado do que as próprias palavras de São Francisco que encontramos na conclusão da Regra de Vida: “… para que firmes na Fé católica, guardemos a pobreza e a humildade e o Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo como firmemente prometemos”. Pois é a partir desta fidelidade comprometida e carismática que estabelecemos as demais relações com o mundo  dentro do qual nos encontramos inseridos.