Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Dizer o sim dentro da obediência é uma tarefa árdua, mas purificadora”

22/11/2011

Entrevistas

Frei Fidêncio Vanboemmel trabalhou 23 anos na formação e, nesse tempo, angariou muitos discípulos e muita simpatia. Mas um gesto seu, neste Capítulo Provincial, que está em andamento no Seminário de Agudos (SP), pode marcar a sua história: a luta que travou consigo mesmo para dizer SIM ao chamado dos irmãos para guiá-los e animá-los à frente da tricentenária Província Franciscana da Imaculada Conceição. A decisão de Frei Fidêncio, como ele conta nesta primeira entrevista como Ministro Provincial, foi difícil e custou noites de sono. Mas no final, os seus confrades puderam ouvir o seu ato fé na sala capitular, assumindo este novo desafio em sua vida. Nesta entrevista, Frei Fidêncio falou um pouco de sua vida familiar, de sua vocação e dos anos na formação. Simples, generoso, fraterno, atencioso, é assim que este frade que vai animar a vida provincial de 407 frades.

Por Moacir Beggo

Site Franciscanos – O que é ser ministro provincial?
Frei Fidêncio – Eu entendo ministro provincial como um serviço. Um frade chamado entre os irmãos para se colocar a serviço dos próprios irmãos. Na compreensão de São Francisco de Assis, o ministro é um irmão “servo dos demais irmãos”. Servir como? Quando visita e admoesta a seus irmãos com humildade e caridade e quando acolhe os irmãos com benignidade e caridade.

Site Franciscanos – O Sr. acaba de ser eleito para animar uma das maiores províncias do mundo nos próximos seis anos. Este desafio o assusta?
Frei Fidêncio – Sim. Tirou-me o sono desde as primeiras prévias. Havia dentro de mim uma grande luta. De um lado eu dizia “não, não, não…”. Isso pelo fato de ter estado no governo nos últimos três anos. Lá aprendi a ver a gigantesca dimensão da Província. Por outro lado, entra em jogo a questão da obediência. Um não pode representar apenas o meu querer pessoal, ao passo que um sim, dentro da obediência, mesmo que seja tarefa árdua, é purificadora.

Site Franciscanos – Havia um grande anseio da base por isso?
Frei Fidêncio – De fato, o peso da base também influenciou e fez crescer esse conflito entre o sim e o não. Pessoalmente estava alimentando outra coisa: depois de nove anos no Noviciado, acho que deveria dar um tempo, de respirar novos ares, um trabalho mais tranqüilo, um período sabático… E o que me restou? Uma obediência inesperada.

Site Franciscanos – Como o Frei Fidêncio se define?
Frei Fidêncio – É difícil falar de si mesmo. Tenho diante de mim duas grandes pessoas que me formaram e me ajudaram a ser o que sou: meu pai e minha mãe. Deles aprendi a viver na simplicidade, sem regalias…. Sou filho de agricultores, voltados para o árduo trabalho. Dos pais aprendi a disciplina, o rigor, a ternura e a fé. Depois, a minha vida foi se moldando dentro da Província, como seminarista e frade. Ao me formar dentro da Província, também adquiri o seu rosto, principalmente a formação que recebi dos meus mestres e irmãos.

Site Franciscanos – Como se deu o seu discernimento vocacional e sua escolha pelos franciscanos?
Frei Fidêncio – Desde criança conheci os frades. Recordo as presenças do Frei Fidêncio Feldmann, do Frei Florentino Barrinuevo e até do Frei Walter Kempf numa de suas passagens na casa de meu avô. Tanto que meu tio, Dom Lino, falecido há dois anos em Santarém, também se tornou frade. Essa proximidade com os frades fez com que minha família me mostrasse a vida franciscana e sacerdotal como uma alternativa de vida. A família me indicou o caminho e eu, na liberdade, abracei a vocação franciscana.

Site Franciscanos – Como é a sua família?
Frei Fidêncio – Meus pais são falecidos. Minha mãe morreu nova, com apenas 57 anos de idade. Meu pai faleceu há 7 anos. Também minha irmã mais velha faleceu numa acidente automobilístico: ela, seu esposo e dois filhos. Foi dolorida essa morte, pois o acidente ocorreu dois dias depois do Natal de 1985. Tenho ainda mais 6 irmãos, todos casados. E eu os admiro muito!

Site Franciscanos – Então, como seminarista menor, você veio para Agudos?
Frei Fidêncio – Não. Aos 11 anos, comecei no antigo Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Rodeio (SC). Sou o último remanescente do Seminário de Rodeio. Depois ficamos lá quatro meses no primeiro semestre de 65 e, no segundo semestre, inauguramos o Seminário de Ituporanga. Fiz dois anos do ginásio e depois vim para Agudos, onde fiz o restante do ginásio e o colegial.

Site Franciscanos – O sr. sempre trabalhou com a formação?
Frei Fidêncio – Não! Ao terminar a teologia em Petrópolis eu era candidato a trabalhar numa casa de formação da Província. Na época conversei com o Ministro Provincial, Frei Basílio Prim, suplicando para fazer uma experiência pastoral para ajudar a vencer a timidez. Fui então transferido para a Paróquia de Campos do Jordão, no início de 1981 e lá permaneci até 1985. Depois, a partir de 1986, começou minha trajetória como formador: meio ano em Lages, 1 ano e meio em Petrópolis, 2 anos de estudos em Roma em vista da formação, 7 anos em Rondinha, 3 anos em Guaratinguetá e nos últimos 9 anos mestre em Rodeio.

Site Franciscanos – Que raio-x o Sr. faz da Província?
Frei Fidêncio – Todos os frades reunidos em Capítulo, a partir dos relatórios, certamente fizeram uma leitura da Província. Vejo, de modo geral, nossos frades como grandes guerreiros nas diferentes frentes de trabalho. Daí nasce também um questionamento: como nós estamos, enquanto frades menores, frente a essas tarefas? Com espiritualidade? Com mística? Com unção interior? Sim, somos grandes naquilo que realizamos, talvez devêssemos ser tão grandes ou maiores ainda dentro daquilo que somos enquanto frades menores, principalmente na observância do Evangelho e da Regra. Me preocupa ainda: a animação vocacional, as nossas grandes estruturas que urgentemente necessitam de redimensionamento: a qualidade de vida e evangelização; o espírito de pertença à fraternidade.

Site Franciscanos – Como o sr. vê a falta de vocações na Província e mesmo na Ordem?
Fre Fidêncio – São Francisco e Santa Clara nos dizem que o que convence e atrai é nosso testemunho evangélico. Depois estamos vivendo em outra época: famílias pequenas, esvaziamento do sentido religioso; a atração e oferta do espírito consumista; o enfraquecimento da pastoral da juventude etc. Creio que todos deveríamos estar mais atentos aos novos areópagos, onde os jovens de hoje se encontram.

Site Franciscanos – O fato de ter sido formador de uma grande parcela de frades e de ter participado do último Definitório conta ponto a seu favor neste serviço provincial?
Frei Fidêncio – Não sei se isso conta pontos. O fato é que eu muito aprendi como formador, bem como sentir a Província mais de perto enquanto participei do último Definitório. Pessoalmente, amadureci muito convivendo 23 anos na formação. Hoje sou mais paciente, consigo escutar mais e a ponderar melhor as decisões. Aprendi a trabalhar duas questões que considero fundamentais: liberdade com transparência.

Site Franciscanos – Quais os desafios para o novo governo provincial?
Frei Fidêncio – Em primeiro lugar procurar dividir, partilhar e trabalhar juntos nessa responsabilidade. Ir ao encontro dos irmãos para que eles não se sintam sozinhos na missão; criar uma mística interna no próprio governo; nos conhecermos melhor, partilhar nossas vidas e anseios; sermos orantes para melhor servir; amar e até corrigir com humildade e caridade, se isso se fizer necessário.

Site Franciscanos – Em entrevista durante o Capítulo, Frei Augusto deu as seguintes dicas para o novo ministro: visita às fraternidades, presença nas casas de formação e apoiar e obter apoio do definitório. Comente estes pontos.
Frei Fidêncio – Sem dúvida, não são apenas dicas, mas recomendações fundamentais.

Site Franciscanos – O que achou do Capítulo das Esteiras?
Frei Fidêncio – Maravilhoso! Foi o encontro das gerações, candidatos e professos. Foi um chamado de Deus para celebrarmos com gratidão os 800 anos da nossa forma de vida. Foi nossa grande ação de graças como Província; foi nosso retiro de preparação ao Capítulo Provincial. Foi um forte momento de restituirmos a Deus o dom de nossa vocação e, finalmente, até a restituição a Deus da vida de um Irmão, Frei Bruno Fuchs, que misteriosamente partiu ao Pai nas mãos dos nossos noviços. Depois foi significativa e marcante a presença humilde e fraterna do nosso Ministro Geral, suas intervenções e a culminância da celebração com a Profissão Solene.

Site Franciscanos – Que mensagem o Sr. deixa para os frades, religiosos (as), e a população no território da Província?
Frei Fidêncio – Em primeiro lugar, quero agradecer  as manifestações de apoio e carinho dos confrades. O governo provincial conta com o apoio de todos! Todos desejam um bom governo e isso também vai depender da bondade de todos! Agradeço às manifestações vindas de outras entidades franciscanas religiosas. Finalmente, minha saudação de Paz e Bem a todas as pessoas que se uniram conosco neste Capítulo das Esteiras e Capítulo Provincial: nossos benfeitores, nossos colaboradores, nossos leigos e leigas que conosco constróem o Reino de Deus, e a todos os internautas. Que o Senhor nos abençoe!