Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Enfim, o Noviciado está completo!

02/04/2012

Notícias

Rodeio (SC) – A Nossa fraternidade do Noviciado São José finalmente teve a graça de acolher no sábado, dia 31 de março, os irmãos Alfredo Epalanga Prego, João Alberto Bunga, Quintino Viqui Samayenge, Santana Sebastião Cafunda e Tiago Manuel Quingando, provenientes da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Oh, que espera tão ansiosa! Cheios de alegria e entusiasmo, unimo-nos em Cristo para segui-Lo mais de perto a exemplo de nosso Seráfico Pai.

Os cinco angolanos eram para terem ingressado na Ordem dos Frades Menores no dia 12 de janeiro, quando teve início o ano de experiência do Noviciado. Devido a problemas na documentação para a vinda ao Brasil, só agora eles poderão dar início a esta experiência. Com isso, o ano de Noviciado dos cinco angolanos terminará em 1º de abril de 2013.

Já em nosso recreio fraterno, no Domingo de Ramos, pudemos vivenciar um salutar convívio irrigado por apresentações musicais ao som de “batuques angolanos”. Envolvemo-nos numa atmosfera de descontração e afabilidade. Também congratulamos nosso Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, pelo seu aniversário ocorrido no dia 25 do corrente mês, e ao noviço angolano, Frei Santana que fez aniversário no dia 11 de março.

Durante a Missa das matinas desta segunda-feira da Semana Santa (02/4), presidida pelo Ministro Provincial, concelebrada por Frei Samuel Ferreira de Lima, Mestre dos noviços, Frei Valdir Laurentino, Guardião, Frei Moacir Longo, pároco, Frei Abel Schneider e Frei Valmor Cattoni, foram admitidos ao Noviciado na Ordem dos Frades Menores, nossos confrades angolanos – uma felicidade abrasava seus corações resplandecendo em seus sorrisos.

Frei Fidêncio, em sua homilia, salientou enfaticamente o valor do real e puro espírito de renúncia e despojamento, o qual deve ser abraçado nesse ano da graça – “Se alguém quiser vir a mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Mt 16,24) – ressaltou, desse modo, que este “renunciar-se a si próprio” exige-nos uma atitude de confiança, aposta total e ilimitada no grande mistério do Cristo Ressuscitado e o comprometimento com a cruzes de cada dia, onde “consagravam todo o seu afeto aos irmãos”(1Cel39). Comprometimento com a vida na fraternidade em Deus e no amor de Deus.

O amor fraterno transpassou as pequenas contrariedades da caminhada: enfim, o Noviciado está completo! Acolhemos com disposição nossos confrades angolanos. Realizar-se-á na caridade e no amor divino uma rica e frutuosa experiência. Desta feita, não somente a casa esta cheia, estamos nós repletos de ânimo e de entusiasmo. Conceda-nos o Altíssimo e Sumo Bem os dons da humildade com a fé e a perseverança.

Frei Jefferson Max