Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Provincial ‘on-line’ reúne frades animadores vocacionais

18/03/2021

Notícias

 A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, através do seu Serviço de Animação Vocacional (SAV), reuniu os frades animadores vocacionais do Brasil e de Angola para o Encontro Provincial deste serviço, nesta quarta-feira, 17 de março. Em razão da pandemia, a Assembleia aconteceu de modo on-line.

O Encontro teve início com a acolhida de Frei Diego Melo, coordenador do SAV, aos animadores presentes e com a oração inicial em louvor a São José pelas vocações conduzida por Frei Leandro Costa. Em seguida, o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, deu as boas-vindas aos participantes e reafirmou que para a Província a animação vocacional é a grande prioridade. “Hoje temos uma situação de alegria, com as vocações que temos, formandos em diversas etapas”. No entanto, continuou: “É preciso assumir melhor essa prioridade, pois também sentimos um certo inverno vocacional aqui no Brasil, o que deve nos fazer pensar uma animação vocacional que vá além da simples acolhida, mas que promova um convite vocacional personalizado e vá até o encontro dos jovens”.

Frei César Külkamp, Ministro Provincial

Pela manhã, houve a parte formativa, com assessoria do Padre Ronaldo Zacharias, pós-doutor em Democracia e Diretos Humanos (Ius Gentium Conimbrigae – Universidade de Coimbra, Portugal), doutor em Teologia Moral (Weston Jesuit School of Theology – Cambridge EUA) e secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM), com a temática “Fragilidade vocacional e institucional: da crise de credibilidade à fidelidade na fragilidade”. Nesse primeiro momento formativo também participaram, além dos frades animadores vocacionais, os formandos e os frades da formação inicial.

O assessor trouxe a temática da fragilidade vocacional institucional a partir de dois pontos problemáticos, como a crise de credibilidade, que, segundo o Papa Bento XVI colocou em risco décadas e até séculos de trabalho evangelizador da Igreja e o alto índice de abandono da vida consagrada e religiosa, como a migração para a vida diocesana. Após a exposição do tema, foi proposto um momento de partilha sobre a discussão a respeito dos desafios apresentados. Em seguida, o assessor deixou algumas perguntas que poderão ajudar os animadores locais das vocações durante o processo de discernimento com os jovens.

Padre Ronaldo Zacharias

Partilha de vida e encaminhamentos

À tarde, os frades partilharam um panorama do acompanhamento vocacional durante a pandemia. Notou-se que, mesmo com a pandemia, mais de quarenta jovens estão sendo acompanhados remotamente, embora seja sempre um desafio manter os quadros formativos.

Frei Diego apresentou o histórico das atividades do SAV desde a última reunião em agosto de 2020. Em seguida, os presentes foram informados sobre as atividades ordinárias do Serviço, como os Encontros vocacionais, que em razão da pandemia acontecerão por regionais; revisão do material vocacional, como o livreto de acompanhamento vocacional, cartazes, folderes, peças para redes sociais e vídeos; juventudes, como a renovação dos membros do Conselho Provincial.

O formador do Seminário de Ituporanga (SC), Frei Pedro da Silva, foi convidado a expor aos animadores vocacionais sobre o Aspirantado e o Seminário Menor. Ele partilhou sobre a vida na Fraternidade e também a participação ativa da ajuda da Fraternidade Santo Estêvão, interação com o seminário diocesano e  as FAVs (Fraternidades de Acolhimento Vocacional).

Antes da oração final, Frei Diego apresentou a agenda vocacional para o ano vigente. Este encontro, certamente, trará novas perspectivas para a animação vocacional, para a Formação Inicial e Permanente dos frades da Província.


Lucas A. Santos