Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro de vocacionados reúne jovens no Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga

29/07/2024

Notícias

Como é costume nos últimos anos na Província, os vocacionados mais novos, principalmente do Ensino Médio se reuniram de 13 a 28 de julho, no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), para o Tempo Forte de Convivência. Entre os participantes estavam Kauê Cangirana Rozim, de Blumenau (SC); Lucas Sperança Goschel, de Cordilheira Alta (SC); Matheus Souza Filipi, de Rodeio (SC); José Duarte, de Concórdia (SC); André Borba de Oliveira, de Jaraguá do Sul (SC); Miguel Angelo Felipe, de Ituporanga (SC); Enzo Prado, de Curitiba (PR); e Felipe Loss, também de Curitiba (PR). Eles atualmente já fazem acompanhamento nas fraternidades mais próximas de suas residências. Mas aproveitam as férias escolares para intensificar o convívio com os frades e assim discernirem a vocação à vida religiosa franciscana.

No encontro desse mês, os jovens foram acompanhados pela fraternidade local do Seminário de Ituporanga e por Frei Jeâ Paulo Andrade, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional Provincial (SAV). Essa modalidade de acompanhamento vocacional vem sendo implementada nos últimos dois anos, ou seja, os vocacionados que ainda cursam o Ensino Médio são acompanhados fora do Seminário e participam de experiências formativas durante o período das férias em janeiro e julho de cada ano.

Ao longo do período, no Seminário, os vocacionados participaram de diversas atividades, incluindo trabalhos manuais, formações intelectuais, atividades recreativas, de convivência, de oração e passeio pelo atual ponto turístico religioso da região, o “Caminho do Louvor”. Esses momentos proporcionaram uma imersão no modo de vida de São Francisco de Assis, com ênfase na fraternidade.

As atividades incluíram momentos de profunda reflexão, como leitura e resenha de livros de franciscanismo, formações humanas e sobre meios de comunicação, além da conciliação da religiosidade com projetos de vida. A noção sobre a atuação em paróquias e santuários também foi introduzida, com visitas à Paróquia Santo Estevão, suas pastorais, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Complexo do Louvor. Essas visitas possibilitaram conversas com a comunidade local e o conhecimento da realidade onde os frades trabalham.

Momentos recreativos, como filmes, jogos formativos e esportes, também integraram a programação, introduzindo os jovens vocacionados em todas as esferas da vida franciscana. Desde o esporte até os momentos de oração comunitária, como a missa, a liturgia das horas e o terço, os jovens puderam experimentar a vida franciscana em sua totalidade.

“Durante esse período de convivência com os freis, achei que foi uma experiência única, profunda e um mar de conhecimento. Durante todo o convívio, foram grandes momentos de alegria, lembranças marcantes e muitas amizades novas”, descreveu Enzo Prado, que atualmente faz seu acompanhamento ordinário na fraternidade Bom Jesus de Curitiba.

O Kauê, que já participa do terceiro encontro de férias, disse: “Desde momentos simples, como a limpeza da casa, até os mais complexos, como as formações, pudemos experimentar a essência da vida religiosa, em especial a vida franciscana, a alegria que apenas Deus, através da fraternidade pode nos oferecer.”

Que o Senhor da messe e pastor do rebanho anime esses jovens na consolidação de sua vocação, para que possam responder com entusiasmo ao chamado do Senhor: “Vinde e vede” (João 1,39). Como disse o Papa Francisco, “Cada um de nós, em seu lugar próprio, em seu estado de vida, pode ser, com a ajuda do Espírito Santo, um semeador de esperança e de paz.”


Vocacionado Kauê Cangirama Rosim/ Frei Jeâ Paulo Andrade