Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro de frades jovens termina com peregrinação

19/08/2016

Notícias

retiro_200816

Vila Velha (ES) – Como ocasião de retiro, reencontro, partilha e revisão de vida, ocorreu o encontro para frades com até 10 anos de primeira transferência, entre os dias 15 e 18 de agosto de 2016, no Projeto Santa Clara, localizado na Ponta da Fruta, ES. Para refletir os temas propostos no retiro, os jovens frades contaram com a assessoria de Dom Rubens Sevilha, religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Dom Sevilha abordou a temática A vida religiosa e os desafios dos primeiros anos. Com diversas referências ao Papa Francisco, Dom Sevilha dirigiu aos jovens frades palavras de incentivo e provocação na fidelidade ao projeto de vida que assumiram.

Diante das colocações do bispo, os frades participantes, num momento de partilha, levantaram alguns desafios sentidos como experiência própria nos primeiros anos de Profissão Religiosa, entre eles: o esfriamento na vocação, o risco do desânimo, o peso das estruturas, entre outros. Apesar de os problemas terem sido abordaram, em suas falas, os participantes apresentaram uma postura propositiva, procurando encontrar em cada desafio uma chance de fortalecimento para a vida e a vocação.

IMG_0390Também esteve com o grupo Frei Clarêncio Neotti, trazendo a temática O Evangelho como fonte de nossa vida e missão, numa reflexão apoiada na Regra Franciscana, nas Constituições Gerais e no Plano de Evangelização da Província. Incentivados por estas colocações, os frades também puderam partilhar os sentimentos e as experiências de Evangelização nas fraternidades onde vivem.

Como encerramento do Encontro, os jovens frades tiveram a chance de realizar uma peregrinação ao Convento da Penha, onde fizeram uma breve celebração penitencial e tiveram a chance de passar pela Porta da Misericórdia aberta naquele Santuário. Como avaliação geral, os participantes destacaram o encontro como importante oportunidade de revigoramento do ânimo vocacional, num espírito de mútua ajuda e reforço dos laços fraternos. De acordo com o grupo, novas iniciativas desta natureza, que contemplam atividades divididas por faixas etárias devem se tornar mais frequentes no programa da Formação Permanente.