Encontro da Conferência “Nossa Senhora de Guadalupe” com o Definitório Geral
24/05/2024
No dia 23 de maio, realizou-se em Veracruz, no México, o encontro da Conferência “Nossa Senhora de Guadalupe” com o Definitorio Geral, no contexto da celebração dos 500 anos da chegada dos 12 apóstolos franciscanos ao México.
O encontro começou com as palavras de boas-vindas do presidente da conferência, Frei Fredy Gálvez Angulo, OFM: “A 500 anos da chegada do Evangelho, há novos desafios a enfrentar para cumprir nossa missão evangelizadora. As necessidades atuais e os desafios globais apresentam novas exigências que, em virtude do nosso compromisso público de sermos irmãos menores no exemplo de São Francisco, nos chamam a lembrar que nunca devemos ter medo de recomeçar”. Frei Fredy também agradeceu a presença do Ministro Geral e do Definitorio Geral nesta celebração.
Frei Joaquin Echeverry, Definidor Geral da Conferência, agradeceu aos Ministros Provinciais pela sua disponibilidade em enviar frades para missões e serviços conforme as necessidades da Ordem. Os Ministros então continuaram o diálogo com o Ministro Geral sobre as realidades de cada Entidade, discutiram como ajudar as pessoas na realidade da migração, do tráfico de seres humanos e do tráfico de drogas como parte da missão franciscana. Da mesma forma, foram abordados temas relativos à proteção dos menores, à formação inicial, à regularização dos frades em situações irregulares e ao compromisso não apenas concentrado no cuidado das paróquias, mas na evangelização como irmãos menores a partir de um projeto de vida e missão.
Em seguida, o Secretário Geral, Frei Antonio Maria Iacona, apresentou o novo Manual do Secretário Provincial, destacando as alterações feitas no mesmo, solicitando os procedimentos e ações necessárias a serem realizadas, de acordo com as modificações dos procedimentos feitas pela Cúria Geral. Frei Antonio também apresentou o funcionamento do novo banco de dados da Ordem.
À tarde, o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, em sua intervenção, convidou os provinciais a darem um impulso diferente à missão, que abrange toda a vida dos frades a partir de uma missão mais compartilhada entre os irmãos: “A missão não é apenas uma atividade ou um compromisso ou um trabalho, é a alma da nossa vida evangélica, que deve ser integrada com as nossas prioridades: vida de contemplação e penitência em fraternidade, formação e estudos, minoridade e pobreza, testemunho da paz e cuidado da casa comum”. Ele também convidou os irmãos a sempre iniciar a missão a partir do carisma, pois não basta fazer apenas coisas boas: “Precisamos urgentemente reviver essa profecia para que a chama do carisma não se apague e se apague em nós”.
Ele então continuou fazendo uma panorâmica sobre a estrutura das Entidades da Ordem no mundo, mostrando como algumas Províncias estão diminuindo, enquanto outras estão crescendo, e a respeito disso pediu para repensar a estrutura e a missão das Entidades da Conferência: “Agora precisamos dar outro passo para que essa colaboração se torne uma presença e uma missão estável, além das fronteiras nacionais, culturais e linguísticas”.
O encontro concluiu-se com a Eucaristia na catedral de Veracruz, onde o Ministro Geral lembrou que 500 anos atrás os 12 apóstolos não vieram para replicar o que fizeram na Espanha, mas vieram para evangelizar de uma maneira nova. “O que podemos aprender? Que Deus está conosco e no meio de nós, podemos ser testemunhas dessa realidade: com os doze apóstolos aprendemos que podemos viver de uma maneira nova”, disse Frei Massimo.