Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encerrada a primeira parte do Capítulo

07/11/2012

Notícias

Moacir Beggo

Agudos (SP) – Com apresentações que tomaram todo o dia e noite desta terça-feira e avançaram até às 15 horas desta quarta, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel pôde, finalmente, passar aos frades um raio-x da Província da Imaculada Conceição nos três primeiros anos de seu governo (2010-2012), assim como indicar caminhos para o próximo triênio (2013-2015) em que continuará à frente desta entidade. Nesta tarde, os 103 capitulares se dividirem em 12 grupos para discutir e analisar este panorama.

O Ministro Provincial explica como é feito este trabalho. “Estamos, desde ontem, trabalhando o tema do nosso Capítulo, que é redimensionar a nossa vida e missão e também nos perguntando para onde o Espírito nos conduz”, acrescenta Frei Fidêncio. “Trata-se de um olhar retrospectivo sobre a qualidade de vida evangélica, sobre a vida pessoal dos frades, sem avaliar cada frade, mas vendo em que a situação os nossos frades se encontram, como estão as nossas fraternidades, e também fazendo uma análise crítica sobre a nossa ação evangelizadora nas diferentes frentes de evangelização: paróquia, santuário, serviço social, missão etc”, observa Frei Fidêncio, que foi eleito Ministro Provincial no Capítulo de 2009 para um mandato de seis anos. Neste Capítulo serão eleitos apenas os Definidores, num total de seis, que farão parte do novo governo.

Os Secretariados e Serviços também fizeram seus relatórios para se integrarem ao texto final de Frei Fidêncio. “Nós estamos percebendo e, sobretudo, sentindo as nossas grandezas, mas também mostrando as nossas fragilidades. Certamente, onde nós estamos fragilizados, ali deveremos investir mais numa perspectiva futura”, acredita o Provincial. A Província, segundo o seu Plano de Evangelização, é formada por 379 frades, que exercem suas atividades em cinco estados (SC, PR, SP, RJ e ES) e na Missão da África em Angola. Sua estrutura é composta pelo governo provincial e seu Definitório, tendo a assessoria de dois Secretariados (da Evangelização e da Formação e Estudos), além dos dos diversos Serviços da vida provincial (Vocacional; Serviço Social; Justiça, Paz e Ecologia e Economato).

Frei Fidêncio tem boas expectativas para este Capítulo, mas não esconde que será uma tarefa árdua. “Meu sonho é que nossos confrades, que estão presentes nesta assembleia, que nós chamamos de Capítulo, ajudem nesses dias a apontar caminhos, onde nós, de repente, deveremos dar uma nova resposta às necessidades do mundo de hoje, onde deveremos fortalecer, quem sabe, com a nossa presença, e talvez deixar algumas frentes em vista da fé que a gente deposita no Espírito Santo, porque é ele que direciona para caminhos, ares e horizontes novos. Então, é um processo doloroso, mas espero que nossos confrades capitulares me ajudem neste árdua tarefa e desafio maior de encontrar caminhos e buscar soluções para a gente viver com mais amor e fidelidade esse projeto evangélico para o qual Deus nos chamou”, completou Frei Fidêncio.

Na Oração das 18h45, os frades fizeram a renovação dos votos (foto abaixo)  e agradeceram a Deus pelo dom da vida consagrada. Já a noite desta quarta-feira foi reservada para um momento de confraternização, afinal o Capítulo não é só estudos e trabalhos. Além disso, o dia teve dois aniversariantes: Frei Evandro Ballestrin e Frei Adriano Freixo Pinto.

A partir desta quinta-feira, os capitulares passam a estudar e analisar todas as propostas e avaliações que vieram das fraternidades desta Província.