Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Emoção marca Missa de envio no Convento São Francisco

27/01/2014

Notícias

envio

Thiago Augusto, vocacionado

Na manhã deste ultimo domingo, dia 26 de janeiro de 2014, às 10h30, foi celebrada no Convento São Francisco, em São Paulo, a Missa de envio dos jovens vocacionados que ingressarão no Seminário São Francisco de Assis, no caso dos menores que não concluíram o Ensino Médio, e nas Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAVs), no caso dos jovens que já concluíram essa etapa de formação.

Durante as primeiras horas da manhã, familiares e amigos dos nove vocacionados, vindo de diversas partes de São Paulo, foram chegando ao tradicional Convento e Santuário São Francisco para acompanhar este momento importante na vida desses jovens que aspiram viver como um Frade Menor, observando o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, nossa fonte inspiradora.

O clima entre nós, vocacionados, era um misto de alegria, saudade dos momentos vivenciados nos encontros vocacionais, do convívio com os frades e de ansiedade pelos próximos passos que serão dados. Durante sua homilia, Frei Alvaci Mendes da Luz ressaltou a vocação Franciscana e falou sobre o chamado de Cristo em nossas vidas: “Segue – me, e eu farei de vós pescadores de homens!”.

Um dos momentos especiais da Missa foi a apresentação do Frei Odorico Decker, acompanhado de sua gaita, e Frei Ermelindo Francisco, cantando uma música tradicional de Angola, sua terra natal.

Houve também a consagração a Nossa Senhora Aparecida, seguida de uma belíssima homenagem aos pais dos vocacionados, momento de grande emoção para todos os presentes, pois assim como Maria, aqueles pais entregaram seus filhos para seguir a missão confiada por Deus, e ao refletirmos sobre a nossa caminhada vocacional percebemos que é “dentro de casa que o céu começa”. E nós, vocacionados, fomos surpreendidos por uma linda mensagem, lida por Antonieta Brandão, de todos os pais presentes.

É sempre difícil, descrever com palavras aquilo que sentimos, mas gostaríamos de forma muito especial agradecer nossos familiares e amigos que estiveram conosco nessa Missa e nos apoiaram durante o período de acompanhamento vocacional, em especial nosso animador vocacional Frei Alvaci Mendes da Luz, que para nós é a definição da expressão “bons amigos que nasceram pela fé”. E que São Francisco e Santa Clara nos ensinem a cada dia a seguir as pegadas de Nosso amado Senhor Jesus Cristo.