Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Benfeitores do PVF chegam para o Encontro em Agudos

20/04/2017

Notícias

pvf_200417_1

Moacir Beggo

Agudos (SP) – Cerca de cem benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas já estão no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP). Dois ônibus vindos de São Paulo trouxeram a grande maioria dos participantes para o encontro anual que começa hoje e termina no domingo, 23 de abril. Eles foram recebidos por Frei Alvaci Mendes da Luz, o coordenador do PVF, e Frei Alexandre Rohling, o conhecido Frei Xandão, que garantiu a animação na recepção com Lucas Vieira.

Os benfeitores estão em Agudos para um momento de confraternização, partilha e formação franciscana. Este encontro é também uma oportunidade única de se retirarem da vida agitada nas grandes cidades e repetirem uma experiência que acontece desde 1999, quando foi realizado o primeiro encontro. “Hoje, o espírito continua o mesmo. Os benfeitores se alegram, rezam, partilham experiências e momentos de vida. No fundo é uma grande confraternização, e espero que este ano seja de igual modo para todos os participantes”, aposta Frei Alvaci Mendes da Luz, coordenador do PVF.

Este encontro anual reúne participantes, em sua maioria, da cidade de São Paulo, mas também de estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, onde a Província se faz presente. São esperadas mais de 100 pessoas, além dos frades que trabalham diretamente no Pró-vocações e na animação vocacional. O palestrante será Frei João Francisco da Silva (foto ao lado), Definidor da Província e guardião da Fraternidade do Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá (SP).

“Frei João Francisco dará o norte das reflexões e ajudará os benfeitores a pensarem no seu papel como cristãos e franciscanos. O tema sempre tem a ver com a espiritualidade franciscana e, desta vez, falaremos de ‘Francisco, o irmão universal’, tendo como pano de fundo a Campanha da Fraternidade e o olhar da Igreja para a questão ecológica”, explica Frei Alvaci.

Os benfeitores do Pró-Vocações ajudam com doações na formação dos futuros frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição. “Para a Província, é muito valioso saber que por trás de uma doação existe um franciscano, uma franciscana de coração, que nos quer bem e se motiva a nos ajudar”, acrescenta Frei Alvaci, explicando que também é o momento de agradecer pela generosidade e compartilhar os dons e graças recebidos.

O frade conta que os benfeitores têm a opção de fazer os encontros regionais. “Eles são organizados a partir de nossas paróquias e conventos. Trata-se de um dia de espiritualidade e fé, de oração e confraternização, em uma das regiões da Província. Essa modalidade facilita o deslocamento dos benfeitores, que podem conhecer o trabalho do Pró-Vocações e de nossas casas de formação”, reforça o coordenador do PVF. Atualmente, as casas de formação franciscana na etapa inicial estão em Ituporanga (Aspirantado e Ensino Médio), Guaratinguetá (Postulantado) e Rodeio (Noviciado).

Os benfeitores terão oportunidade de passar três dias no belo prédio construído em estilo neocolonial há 67 anos e que foi casa de formação da Província até 2010. Agora, a tradicional arquitetura, em meio a uma grande área arborizada com bosques e belos jardins, tem como missão exclusivamente ser Casa de Encontros.