Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Lages, mutirão ajuda mais de 200 pessoas a receber o Auxílio Emergencial

O grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Paróquia do Navio, em Lages, promoveu no último sábado (16), o Mutirão do Auxílio Emergencial, que atendeu mais de 200 pessoas durante as três horas de ação. Cerca de 15 jovens tiraram dúvidas, fizeram cadastros e ajudaram nos encaminhamentos para ter esse benefício.

Além do aplicativo do banco público para o auxílio, os jovens viabilizaram o acesso ao aplicativo “Caixa Tem”, para os que optaram sacar o auxílio por meio da conta digital. Ao chegar no local, as pessoas eram recebidas obecendo as normas de higiene e prevenção ao novo coronavírus: uso de máscara, higienização com álcool 70% e a demarcação na fila com distanciamento de dois metros.

A coordenação do grupo informou que, conforme planejado, muitas pessoas não chegaram nem às mesas, sendo atendidas na fila. Orientações, consulta de situação do auxílio e informações sobre documentação foram solucionadas logo na chegada. Dessa forma, não houve aglomeração no local e o tempo máximo de quem permanecia na fila foi de cinco minutos.

Um dos problemas destacados pelos voluntários e pelas pessoas que recorriam à ação foi a falta de informação para solicitação do benefício e também do saque. Era comum, segundo os voluntários, que pessoas com cadastro ativo no CadÚnico ou que recebem o Bolsa Família, relatarem não possuir informação sobre o direito de receber ou não o pagamento dos R$ 600.

A próxima ação está sendo planejada pelo grupo para o último sábado do mês (30). A Fraternidade deve realizar um novo mutirão, atendendo ao pedido da própria comunidade e também das localidades do interior, que estão programando a vinda para a cidade em razão do auxílio.


Texto e fotos do Grupo de Jovens