Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Termina o Encontro da Frente da Educação

26/09/2017

Notícias

educa_260917

Ana Paula Moreira de Souza, da USF 

Bragança Paulista – A Universidade São Francisco (USF) sediou nos dias 26 e 27 de setembro o Encontro Ampliado da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Campus Bragança Paulista. O evento provincial reúne frades e leigos da USF, FAE, Colégio Bom Jesus, Educafro, Instituto Teológico Franciscano (ITF), Sefras e Meninos Cantores de Petrópolis.

O encontrou contou com a presença do Ministro Provincial e Chanceler da USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, que explicou a importância da Frente de Educação para a Província. “Há dois anos estamos fazendo esse trabalho provincial no sentido de usar mais a mesma linguagem, a mesma mística, para juntos fortalecermos a missão que temos de cumprir dentro da Igreja, a de educar franciscanamente”, ressaltou Frei Fidêncio.

O encontro teve início com a palestra do professor Breno Herrera da Silva Coelho, com o tema “Ecologia, espiritualidade e educação para o bem viver”. O professor iniciou a discussão apresentando as atuais correntes dentro da ecologia, baseado na obra do escritor Joan Martinez Alier, autor do livro “O ecologismo dos pobres”.

educa_260917_2

O docente destacou a importância de estimular as crianças a participarem desde cedo de discussões ambientais e não apenas vivenciar uma questão lúdica. Durante a palestra foi abordada também a relevância da Nova Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’ – “Louvado Seja”, que aborda a preservação do meio ambiente. “Francisco de Assis como o irmão dos pobres e irmão da Terra foi a inspiração do Papa Francisco nesta Encíclica, que representa o que há de mais avançado no debate acadêmico sobre o tema. É um documento muito bem desenhado e que explica que são inseparáveis a preocupação com a natureza, a justiça com os pobres e o empenho da sociedade com a paz interior”, afirmou Herrera.

Após a palestra foi iniciado um debate sobre o tema. “Precisamos repensar essa visão equivocada que o ser humano tem de si mesmo, que não se compreende como pessoa. É preciso compreender sua relação com a natureza e com os outros. Viver em comunhão e não ser superior ao outro. Precisamos da visão franciscana do mundo, que fazemos parte de um todo”, ressaltou o Coordenador da Frente da Educação, Frei João Mannes.

No período da tarde foi apresentado o regimento da Frente da Educação, o plano operacional do Bom Jesus. O plano operacional da USF foi apresentado pelo Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, e pela Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes. Entre os objetivos específicos do plano operacional está estimular uma cultura institucional de fraternidade, a serviço da dignidade da vida de todos, à luz do Evangelho e dos valores franciscanos.

Segundo dia

O segundo dia de encontro, teve início com a apresentação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária (NEXT) da USF. A professora Débora Reis Garcia apresentou os principais projetos desenvolvidos no ano de 2016 e o público beneficiado.

Na sequência, representantes do Instituto Meninos Cantores de Petrópolis apresentaram o Plano Operacional e um vídeo Institucional. O ITF apresentou os objetivos específicos. “Estimular uma cultura Institucional de fraternidade e em saída, a serviço da dignidade da vida de todos, à luz do Evangelho e dos valores franciscanos”, afirmou Frei Elói Dionísio Piva.

O Educafro, que participou pela primeira vez do encontro trouxe depoimentos de representantes que mostraram a importância das cotas nas instituições de ensino públicas e privadas do país. Também foi abordado a importância de se desenvolver ações de celebração do 1º dia Mundial dos Pobres, que será no dia 19 de novembro.