Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“É a virtude que faz uma equipe ser boa”, afirma Frei Claudino

07/06/2018

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Na quarta-feira, 6 de junho, a Frente de Evangelização da Comunicação realizou o 4º encontro do Programa de Formação Permanente. O tema escolhido para este mês foi: “Projeto Virtudes – da Educação à Comunicação”. Frei Claudino Gilz, coordenador dos programas FAE Social e Bom Jesus Social, conduziu a reflexão, que aconteceu através de videoconferência e reuniu frades e colaboradores do Colégio Bom Jesus e FAE, de Curitiba (PR); Fundação Frei Rogério, de Curitibanos (SC); TV Sudoeste, de Pato Branco (PR); Universidade São Francisco, de Bragança Paulista (SP) e da Sede Provincial (SP).

O Projeto Virtudes nasceu em 2002, com o nome “Valores humanos”, uma proposta a ser vivenciada pelos alunos por 3 dias e, como afirmou o idealizador, Frei Claudino, ganhou uma proporção maior que o esperado. Ele contou que o jornal Gazeta do Povo fez uma matéria, que teve grande repercussão e o que era uma “brincadeira transformou-se em algo sério”, afirmou o frade. Naquela época, o projeto foi estendido para todo o ano letivo e hoje é um dos grandes diferenciais do Grupo Bom Jesus.

São Francisco de Assis foi o modelo e inspiração para a criação deste projeto. Frei Claudino destacou que as virtudes são um estilo de vida, onde a pessoa que se propõe a assumir esta postura deve reafirmá-las diariamente. “Francisco se pautou muito no bom uso da sua liberdade humana em prol do cultivo da virtude. Isso para ele era altamente decisivo, era chance de correspondência ao chamado divino”, disse.

O frade ressaltou que não é fácil viver as virtudes, mas que é possível assumi-las. “Virtude não é uma coisa tranquila, não é coisa só de santinhos. Virtude pressupõe empenho, recomeço, luta, vontade de se superar, às vezes até embate interior, você mesmo se cobrando. É nestas pequenas coisas que percebemos que o caminho para uma vida virtuosa exige muito da gente”, ponderou.
Frei Claudino afirmou que o discernimento era um dos segredos da vida humana e religiosa de São Francisco de Assis. “Francisco se perguntava todos os dias se aquilo que ele estava buscando fazia sentido para ele, se aquilo estava em sintonia com o plano divino, se ele estava dando o melhor dele naquele caminho. Na comunicação, eu vejo que é um aspecto que não podemos perder de vista. O que falamos diz muito de quem nós somos. A sua palavra, a sonoridade da sua palavra, fala muito de quem você é. Se atrás de um microfone, de uma câmera, existe um ser humano no qual o cultivo das virtudes está acontecendo, isso vai aparecer na voz, na palavra, na mensagem. É um ser humano que está sempre deixando transparecer o melhor de si”, acrescentou.

Minoridade, fraternidade e paz
Dentre todas as virtudes trabalhadas, o assessor elegeu três para abordar na videoconferência: minoridade, fraternidade e paz.
Sobre a minoridade, Frei Claudino exemplificou com o gesto do lava-pés na vida de Jesus (cf Mt 20, 28) e de São Francisco de Assis (cf Ad 4, 1-4). O frade recordou sua infância, onde o banho era apenas aos sábados e no rio. E que não era anormal que as crianças lavassem os pés umas das outras, e também do próprio pai. “Aquilo era feito com tanta naturalidade, com tanta bondade, que não era humilhação. O pai tinha feito outras coisas pra gente, então lavar o pé dele era uma forma de agradecimento”, relembrou. “Entre nós, no trabalho em equipe, quando temos esta dimensão, nenhum trabalho nos humilha, pelo contrário, nos dá oportunidade de demonstrar uma grandeza que a gente não vai mostrar pelo discurso, pelo paletó, mas sim porque você se abriu, se colocou a disposição do outro”, exemplificou.

Claudino_060618“É a virtude que faz uma equipe ser boa”
Segundo Frei Claudino, é a virtude que faz uma boa equipe, com desejo de estar e trabalhar junto. “É a virtude que nos faz pensar junto, inovar, enfrentar os desafios e dificuldades. O que falamos vai ter esta intensidade, esta sonoridade, tanto nas palavras como nos gestos”, acrescentou.

Em seguida, o frade partilhou com os participantes sobre o início do Projeto Virtudes e como ele foi recebido com certa resistência por alguns profissionais, que consideravam que as virtudes não estavam ligadas às disciplinas dadas aos alunos, como Matemática, Biologia, etc, mas apenas ao Ensino Religioso. Esta resistência foi superada e hoje todos os colégios que compõem a Rede Bom Jesus trabalham as virtudes com seus alunos. Como explicou Juliano Zemuner, da equipe de comunicação do Bom Jesus, esta é uma iniciativa que não fica apenas na sala de aula, mas envolve os familiares, funcionários, colegas e uma rede de pessoas que convivem com aqueles que assumem as virtudes como estilo de vida.

Humildade: grande virtude a ser trabalhada na Comunicação
O jornalista Ari Ignácio de Lima, coordenador de jornalismo da Tv Sudoeste, destacou que a humildade é uma virtude muito importante a ser trabalhada entre os comunicadores. “A partir do microfone ou mesmo da sua função, corre-se o risco de perder o contato com a realidade e se achar acima das outras pessoas”, alertou. “É preciso muitas vezes perguntar para sua fonte aquilo que parece óbvio, para não cometer erros”, acrescentou.

Betto Rossatti, jornalista da TV Sudoeste, falou sobre a “glamourização” da profissão. “O profissional da comunicação pode eventualmente desligar-se das fontes e da essência da comunicação, principalmente na televisão, que por trabalhar com a imagem, mexe muito com as vaidades humanas”, apontou. Betto disse ainda que o jornalista deve cada vez mais resgatar o dever maior da profissão, que é levar a informação ao público sem nenhuma distorção ou manipulação.

O diretor de programação da TV Sudoeste, Frei Neuri Reinsch, afirmou que a virtude é algo que vem de dentro e que cria hábito naquele que se propõe a viver. “A vida virtuosa não é feita de coisas extraordinárias, é feita de pequenas coisas”, afirmou.

Em seguida, os participantes partilharam suas impressões a respeito do tema e do trabalho em cada local. O assessor encerrou o encontro afirmando que as virtudes são um diferencial: “Se nos nossos trabalhos, seja no rádio, na TV, nas escolas, tivermos as virtudes presentes, as pessoas vão nos procurar, elas vão nos preferir. Isso é ser franciscano”, finalizou.
O próximo encontro da Formação Permanente acontece no dia 7 de julho, com o tema “Em busca de pautas criativas e transformadoras”.