Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Domingo do Senhor e de São Francisco de Assis

04/10/2015

Notícias

alto

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Nas igrejas franciscanas, espalhadas pelo mundo inteiro, hoje é dia solene. O Domingo do Senhor é de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos pela humanidade e o escolhido pelo Cardeal Jorge Bergoglio para o seu Pontificado. Em São Paulo, a festa começa cedo na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino; no Convento São Francisco, na região central de São Paulo; e na Igreja Santo Antônio do Pari, todas atendidas pelos frades desta Província Franciscana da Imaculada.

meio1Os devotos formam filas e filas para receber a bênção dos frades, especialmente os seus animais.

Com a igreja lotada na Vila Clementino, na Missa das 9 horas, o comentarista deu o tom franciscano da celebração: “Francisco nos convida a cuidar do próximo e da criação, pois neles se manifestam o amor e o carinho de Deus”.

Foi com esse cuidado e carinho que o celebrante, Frei Roberto Ishara, tomou no colo uma criança para carregar a relíquia de São Francisco na procissão de entrada. O frade, muito querido na região pela pastoral que desenvolve nos hospitais e centros de apoios, cobre de atenção às pessoas antes e durante a celebração. “Queridos irmãos e irmãs, e queridos cachorrinhos e demais animais da natureza”, saudou. A família do frade, os vicentinos do bairro do Mandaqui, onde residem, foram também saudados com carinho.

Frei Roberto, de forma didática, falou um pouco da vida de São Francisco antes de deixar a sua mensagem. Contou que Francisco era rico e foi cavaleiro de batalha na Idade Média. Derrotado em uma guerra, foi preso e ficou doente, quando se deu a sua conversão. Segundo o frade, em quatro momentos, Francisco faz seu encontro pessoal com Jesus. “Primeiro, ao abraçar a Cruz de São Damião, onde Jesus pede a ele que restaure a sua Igreja. Depois quando ele beija o leproso, onde o que era amargo se tornou doce. No terceiro momento, ao ler a Bíblia, deixa tudo para seguir Jesus e, por último, restaura três igrejinhas que estavam abandonadas”, explicou.

“Francisco se apaixonou – e não é por Santa Clara, brincou – pela Santa Pobreza. Apaixonou-se pelo Cristo da manjedoura, pelo Cristo da Cruz, e pelo Cristo da Eucaristia”, disse o frade. Nessa conversão, passa a viver com os pobres. “Ele via a bondade de Deus por detrás de nossa querida natureza, considerando todo o universo criado como uma grande fraternidade universal. Francisco é o homem universal admirado pelo mundo todo, por todas as religiões, aberto ao Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar. Ele prova que é possível viver o Santo Evangelho à letra e assemelhar-se ao Cristo. É por isso que, no final de sua vida, ele pega a forma, o formato de Cristo, recebendo as Chagas de Cristo”, destacou.

meio2

Segundo o frade, na pessoa de Francisco temos o “homem no seu devido lugar”. “O homem que se mantém numa distância respeitosa, em reverência a Deus, ao próximo e à natureza”, frisou. “O coração humano, no mundo de hoje, está fora do lugar, achando-se acima de Deus, acima do próximo e acima da natureza. Está fora do lugar. Por isso é que o homem avança sobre Deus, avança sobre o seu próximo, e avança sobre a natureza”, lamentou o frade.

“Francisco é o homem no seu devido lugar, uma pessoa de paz e bem. Que o mundo possa conhecer Francisco de Assis e se colocar no seu devido lugar, considerando Deus como Pai, o próximo como um filho e a natureza como irmã”, convidou. Na Oração da Paz, o celebrante desceu para o meio do povo e, de mãos dadas, pediu que rezassem com ele pela paz.

No final da celebração, o celebrante chamou todas as pessoas com seus animais para ficarem juntas a ele e receberem a bênção final. “E Viva São Francisco! Batam palmas para agitar os animais, assim eles também dão viva a São Francisco”, pediu.

gustavo2Um exemplo de carinho foi o testemunho de Gustavo, filho de Inês Gomes da Silva, que veio participar da celebração. “Conhecemos Frei Roberto na Casa de Apoio (Associação de Apoio à Criança com Câncer – AACC), próxima desta Paróquia. Ele sempre visita os doentes e, como somos devotos de São Francisco, viemos também prestar a nossa homenagem ao santo”, disse Maria Inês, que desde 2006 acompanha o filho em tratamento contra um câncer no Hospital das Clínicas.

“Gosto de animais e do santo que gosta deles”, disse Gustavo, que também assumiu a promessa feita por sua avó. Maria Inês conta que residem na cidade Ouro Preto d’Oeste, em Rondônia. “A gente vai e volta uma vez a cada seis. E fica o tempo que precisar”, diz a mãe, lembrando que a comunidade que frequentam em Rondônia é dedicada a São Francisco de Assis.

A AACC fica na rua Borges Lagoa, 1603, e  foi criada em 1984, para dar suporte às famílias. Oferece próteses para pacientes que perderam membros devido à doença, alojamento, alimentação, suporte educacional e tratamento psicológico.

VEJA MAIS IMAGENS NA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DA VILA CLEMENTINO