Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Severino toma posse e lamenta as mais de 100 mil mortes na pandemia

15/08/2020

Notícias

 

                                                                                                                                                                                       Imagem: Arquidiocese de Maringá

Maringá (PR) – Neste sábado (15/8), dia da Padroeira da cidade e feriado municipal em Maringá, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória acolheu a Celebração Eucarística que marcou a posse de Dom Severino Clasen, OFM, da Arquidiocese de Maringá. Apenas puderam participar da celebração bispos, sacerdotes e religiosos e seminaristas, por causa das medidas de isolamento social. O povo pôde acompanhar a transmissão pelas redes sociais.

Dom Severino Clasen foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a Arquidiocese de Maringá no dia 1º de julho. Dom Severino era bispo diocesano de Caçador (SC).

Na sua homilia, Dom Severino revelou que estava emocionado ao ver tantos bispos, padres, religiosos e seus confrades da Província da Imaculada Conceião do Brasil, através do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, “rodeados a este altar, onde o Senhor se dá por nós”.

O bispo franciscano lamentou as mais de 100 mil mortes ceifadas no Brasil por causa desta pandemia. “Cem mil mortes não são números, mas são vidas. 100 mil irmãos e irmãs mortos, que deixam inúmeras casas vazias, tristes, machucadas, pela realidade da morte”, disse, criticando a falta de sensibilidade dos governantes brasileiros. Infelizmente, segundo Dom Severino, uma sociedade tomada pela cultura do ódio e da morte.

Dom Severino lembrou que inicia seu ministério no dia da Assunção de Nossa Senhora, no dia da Padroeira de Maringá. “Maria nos convida a levantarmos o olhar para cima, para ver as grandes coisas que o Senhor fez por ela. E lembra as pessoas que o Senhor faz grande coisas na vida dela. Com a Assunção de Maria, de corpo e alma no céu, ela está lá no céu com Deus e nos dá consolo e esperança durante nossa peregrinação na terra”, disse.

“Vamos olhar para o alto, onde Maria nos espera. Ela nos ama”, exortou.

Dom Severino também fez uma homenagem a D. Pedro Casaldáliga, que faleceu há uma semana. “De forma especial fazemos presentes as palavras de D. Pedro Casaldáliga, que se despede de nós e agora convive na comensalidade do Reino dos Céus, que soube olhar para o alto e viver sua vida percorrendo as cidades e povoados dos marginalizados, especialmente dos indígenas. Como ele mesmo disse, não se pode ser cristão sem defender os direitos dos pobres, aconteça o que acontecer”, observou o novo arcebispo.

Arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti participou da cerimônia. Ele deixou o cargo no fim do ano passado por motivos pessoas. Na missa, Battisti disse estar rezando pelo novo arcebispo.

“Quero registrar aqui que, como arcebispo emérito, estou à sua disposição. Um arcebispo emérito faz o que a igreja pedir. E a primeira coisa que faço desde a sua nomeação é rezar. Rezo para que tenhas força para enfrentar os desafios temporais desta igreja particular. Uma igreja linda, repleta, dons, carisma e expressões das mais diferentes linhas de pensamento”, disse.

Dom Frei Severino Clasen, OFM, nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC), vindo de uma família de três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação das Franciscanas de São José.

Ingressou no Seminário Menor em 1968 em Ituporanga (SC) e tornou-se franciscano ingressando na Província da Imaculada Conceição em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado Presbítero em 10 de julho de 1982. Foi Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (SC), de 1982 a 1986 quando foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União (SC). Em 1988, Frei Severino foi transferido para São Paulo, para ser animador vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Trabalhou como Reitor e Pároco do Santuário São Francisco em São Paulo até 2005, quando, em 11 de maio, foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Frei Severino foi ordenado Bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga e tomou posse em Araçuaí no dia 10 de julho do mesmo ano, escolhendo como lema episcopal “Acolher e cuidar”.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que exerceu até 2019.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), tomando posse no dia 4 de setembro do mesmo ano. Em 2019 foi eleito Presidente do Regional Sul 4 da CNBB. Em 1º de julho de 2020 o Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen Arcebispo Metropolitano de Maringá, no Paraná.