Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Severino Clasen tomará posse na Arquidiocese de Maringá neste sábado

14/08/2020

Notícias

Posse terá transmissão com acessibilidade em Libras

A Santa Missa em que Dom Severino Clasen tomará posse como Arcebispo de Maringá terá transmissão com acessibilidade em Libras, com intérprete da Pastoral do Surdo. A celebração será realizada sábado, 15 de agosto, às 9h30 na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Dom Severino será acolhido na Catedral às 9h, horário em que terá início a transmissão on-line pelo canal da Arquidiocese de Maringá no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=DIjZjHljWYU

Por causa da pandemia, a celebração terá público restrito. Para manter o distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias, a Catedral comportará 450 pessoas sentadas (menos de 30% de sua capacidade normal). A Arquidiocese de Maringá irá emitir convites a arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos e leigos coordenadores de pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese, além das autoridades civis. Padres e leigos da Diocese de Caçador, Santa Catarina, também terão lugar reservado na celebração.

Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen como Arcebispo de Maringá dia 1º de julho, transferindo-o da Sede Episcopal de Caçador. Franciscano, Dom Severino também foi Bispo de Araçuaí, Minas Gerais; por oito anos presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB e, até ser nomeado Arcebispo de Maringá, presidia o Regional Sul 4 da CNBB, que representa a Igreja Católica em Santa Catarina.

Entrevista

“Eu acredito na força da oração. Por favor, me deixem ter mais de uma hora de oração por dia”. Essa foi a frase de encerramento da entrevista que o novo Arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, concedeu ao jornalista Everton Barbosa.

Na capela do centro de formação Bom Pastor, com os bancos feitos com a madeira da primeira Catedral de Maringá, Dom Severino falou abertamente sobre temas polêmicos que envolvem a Igreja.

Claro e objetivo, Dom Severino diz que sai de Caçador-SC e vem para Maringá, com o “coração aberto”

Alguns dos tópicos abordados na entrevista:

  • Na transição do governo da Arquidiocese de Maringá, o novo Arcebispo decide manter as coordenações de pastorais, movimentos, organismos e conselhos.
  • Dom Severino abre o jogo e desmente fake news que circula nas redes sociais em que ele teria feito campanha política em uma missa em 2018, na Diocese de Caçador, Santa Catarina. É mentira.
  • O novo Arcebispo de Maringá também fala sobre quais são os limites da atuação política do clero.
  • Como será a relação com o Arcebispo Emérito, Dom Anuar Battisti?
  • Dom Severino fala também sobre Diaconado Permanente, Juventude, Comunidades Eclesiais de Base, Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades e Laicato.

Fonte: Texto e fotos da Arquidiocese de Maringá