Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Jaime prega o Tríduo da Festa de São Pedro

29/06/2018

Notícias

gaspar_290618

Frei João Manoel Zechinatto

Gaspar (SC) – A Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar (SC) iniciou nesta quinta-feira, 28 de junho, o Tríduo em louvor ao seu Padroeiro. Esta é a 168ª edição da Festa que se confunde com a história da própria cidade edificada às margens do Rio Itajaí Açu. Com o Tema “Com São Pedro, cristãos em saída, a serviço do Reino” e lema “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-14), a Paróquia quis, nesse Ano Nacional do Laicato, ressaltar o protagonismo dos fiéis leigos na evangelização e na missão. Cada dia do Tríduo lembrará uma virtude de São Pedro em função de uma Igreja verdadeiramente em saída, que possa iluminar e ser sabor nesse mundo.

O pregador do Tríduo neste ano é o Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Frei Jaime Spengler, franciscano e filho desta terra de Gaspar. Dom Jaime ficou muito honrado com o convite de ser o pregador na Festa, que é a festa do seu povo: “Sinto-me honrado de estar com meus conterrâneos e familiares nesta Festa que, por muitos anos, não pude participar”! Nascido em 1960, Dom Jaime ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1990. Fez doutorado em Filosofia, em Roma, e trabalhou, sobretudo, no ensino e na formação na Província Franciscana da Imaculada Conceição. Em 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar de Porto Alegre. Em 2013, o Papa Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Porto Alegre, cargo que exerce até o presente momento. Dom Jaime foi ordenado presbítero e bispo na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Gaspar.

gaspar_290618_2

Em cada dia do Tríduo várias comunidades, pastorais e movimentos participam da Celebração Eucarística. As comunidades vêm em carreata até a Igreja Matriz trazendo São Pedro na barca, juntamente com as imagens de seus Padroeiros. Antes de iniciar a celebração o pároco, Frei Paulijacson de Moura, acolheu os fiéis e externou profunda gratidão por Dom Jaime ter aceitado o convite de ser o pregador.

Neste primeiro dia do Tríduo, Dom Jaime abordou o tema: “Pedro, trabalhador e chefe de família”. Em sua homilia, o bispo ressaltou que Pedro era um homem comum como todos nós, um trabalhador que precisava lutar pela sua vida, mas que num determinado momento foi atingido por quem era o sentido de toda a vida: “Pedro foi atingido, tocado e transformado pelo modo de ser de Nosso Senhor. Cada um de nós é hoje chamado a ser atingido e transformado por este modo de ser, sempre novo, que faz da vida ser mais vida”!

A Festa, que vai até domingo, 1º de julho, é uma das mais tradicionais e famosas do Vale do Itajaí. Segundo o Pároco, Frei Paulijacson, são esperadas mais de 40 mil pessoas nos cinco dias do evento. “Não é uma festa apenas da Paróquia, mas uma festa que congrega todo o povo de Gaspar e das cidades vizinhas”, disse Frei Paulijacson. Aos pés do monte onde fica a imponente Igreja Matriz encontra-se o Complexo de Eventos Cristo-Rei, onde são realizados os festejos populares com várias atrações. Desde segunda-feira, mais de 400 voluntários trabalham para que esta festa seja grandiosa.