Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Rafael abre Tríduo em Gaspar e ensina ‘como fazer a vontade do Pai’

28/06/2019

Notícias

Frei Diego Martendal e Frei Francisco Dalilson P. Cabral

Gaspar (SC) – O bispo da diocese de Blumenau (SC), Dom Rafael Biernaski, abriu o Tríduo em preparação para a Festa de São Pedro Apóstolo, na Paróquia de Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A belíssima celebração desta quinta-feira (27/06), às 19 horas, foi concelebrada pelo pároco Frei Paulijacson P. de Moura, que fez a acolhida ao bispo, às pastorais, movimentos e às comunidades convidadas para a primeira noite. Não faltou entusiasmo à comunidade paroquial neste início das celebrações litúrgicas da 169ª Festa de São Pedro.

Dom Rafael, que será o pregador do Tríduo e presidirá a Missa Solene no domingo, fez sua reflexão a partir do tema da festa: “A exemplo de São Pedro, arautos da Paz e do Bem” e do tema escolhido para o dia: “Fazei a vontade do Pai”, colocando três questionamentos: “O que é fazer a vontade do Pai? Estamos fazendo a vontade do Pai? Onde estou fazendo a vontade do Pai?”. Antes de entrar propriamente nos questionamentos, ele lembrou que o mal nos opõe àquilo que é bom e que, quando decidimos fazer o bem, duas forças agem dentro de nós: as forças negativas e positivas. Para o bispo, há muitas coisas que nos impedem de fazer o bem, que nos impedem de fazer a vontade do Pai. “Quem se coloca nesse caminho, torna-se alvo das tentações e o único meio para se consolar e fazer o bem é buscar a força em Deus”, acrescentou.

Dom Rafael ressaltou que fazer a vontade do Pai é estar em sintonia com o que Jesus diz: ‘Assim como o pai me ama, eu vos amo’ (cf. Jo 15, 9). “Fazer a vontade do pai é acolher este amor. Fazer a vontade do Pai é ser como Jesus, filho e filha. E como é difícil se sentir filhos e filhas de Deus. Por isso, Jesus diz, ‘não basta dizer: Senhor, Senhor’ (cf. Mt 7, 21)”, explicou o bispo. Para o pregador, esse amor não é sentimento. O amor não é algo passageiro, mas é sólido, construído como uma casa sobre a rocha. “E para amar não basta a fé, não basta acreditar. Amor é vontade, amor é vigor e ação. Amar é adentrar no espírito do outro e deixar que seu espírito adentre em nós. Isso me transforma, me envolve, me muda, me dá sentido à vida. Assim, compreendemos o que é fazer a vontade do Pai, ou seja, tornar-se filho de Deus”, resumiu.

Concluindo sua reflexão, Dom Rafael voltou-se para a imagem de São Pedro e pediu: “São Pedro, ajuda-nos a fazer a vontade do Pai, como tu, São Pedro, fostes tocado por esse amor e fostes capaz de fazer. Querias dizer a Jesus que não podia ser crucificado. Jesus, porém, te disse: ‘Pedro, sai daqui! Meu amor é para todos os homens!’ Quando tu sentistes que eras frágil, tu te transformastes e deixastes para todos nós o exemplo: ser arauto da paz e do bem. Nos ajude São Pedro!”.

À tarde foi celebrada a Missa dos Enfermos, presidida pelo Pe. João Bachmann, pároco da Paróquia Santa Inês, de Indaial (SC).

Os festejos populares deste dia foram marcados pela tradicional noite da sopa, preparada com muito carinho pelos voluntários da paróquia e também com a bênção do Bolo de São Pedro, presidida por Dom Rafael. Além disso, o evento contou com um serviço completo de bar e cozinha.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DO PRIMEIRO DIA E DA “NOITE DA SOPA”