Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Jaime é nomeado Arcebispo de Porto Alegre

18/09/2013

Notícias

jaime3Menos de três anos da sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler surpreende a todos ao ser nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre. Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, apresentada por Dom Dadeus Grings, por motivo de idade, e elevou Dom Jaime Spengler à dignidade de arcebispo, nomeando-o como novo titular de Porto Alegre. O comunicado foi feito pelo site da Santa Sé.

“Não esperava por essa nomeação, pois estou aqui há menos de três anos”, confessou Dom Jaime, que foi nomeado bispo em 10 de novembro de 2010 pelo Papa Emérito Bento 16. Desde o 15 de agosto do ano passado, ele exerce o cargo de Administrador da Arquidiocese de Porto Alegre.

Aos 53 anos, Dom Jaime será o 7º arcebispo da história da Arquidiocese de Porto Alegre. Seu lema episcopal é: “In Cruce Gloriari – Gloriar-se na Cruz – inspirado na carta de São Paulo aos Colossenses. A data da posse canônica ainda será definida.

Dom Jaime, que é franciscano, assume no lugar de Dom Dadeus Grings. Em 2011, ao completar 75 anos e, conforme prevê o Código de Direito Canônico, Dom Dadeus apresentou ao Vaticano a renúncia do cargo de arcebispo metropolitano. O processo de escolha levou dois anos até a decisão final do Papa Francisco. Considerada pela Igreja como a quinta mais importante do Brasil, a Arquidiocese de Porto Alegre abrange 29 municípios, em quatro vicariatos territoriais: Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba. Além disso, a Sede Metropolitana de Porto Alegre também congrega as Dioceses sufragâneas de Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e Caxias do Sul.

Natural de Gaspar (SC), Frei Jaime nasceu no dia 6 de setembro de 1960. Vocação adulta, ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1982, quando fez o Noviciado nesta Província da Imaculada Conceição do Brasil. Fez a Profissão Solene, no dia 8 de dezembro de 1985; nos anos de 1986 e 1987 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura de Campo Largo (PR), posteriormente iniciou o curso de Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), que depois concluiu no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel, no qual, em 1990, obteve a especialização em Sagradas Escrituras. Recebeu a ordenação diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil, foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1990.

Para Frei Jaime, a nomeação é um grande desafio para sua vida religiosa, já que vai assumir uma Arquidiocese que tem mais de 3 milhões de habitantes e possui 738 comunidades reunidas em 156 paróquias, 199 sacerdotes, cerca de 25 institutos masculinos e 44  femininos de vida religiosa, além dos institutos seculares. A Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, desmembrada da Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi criada em 7 de maio de 1848 pela Bula Ad Oves Dominicas rite Pascendas, do Beato Pio IX. “É uma Arquidiocese muito grande e nesse tempo não consegui ir a todos os lugares”, conta.

Apesar do desafio, Dom Jaime não esconde a felicidade por ser tornar arcebispo num momento histórico e de muita esperança para a Igreja com o início do Pontificado do Papa Francisco. Para ele, dois momentos durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro – no encontro com os religiosos na Candelária e com os Bispos do Celam – são um programa de vida para conduzir a Igreja de Cristo.

No exercício do seu ministério episcopal no Rio Grande do Sul, Dom Jaime atuou na CNBB Regional Sul 3 como referencial para o setor de Juventude. Em 25 de junho de 2011, foi escolhido para integrar a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, sendo o Bispo Referencial para a Vida Consagrada no Brasil. No dia 15 de agosto de 2012, foi nomeado pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings como Procurador e Ecônomo da Arquidiocese de Porto Alegre. Durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, em Aparecida, em maio de 2013, foi escolhido pelos bispos do Rio Grande do Sul para ser o Bispo Referencial da Pastoral da Educação e Cultura, no Regional Sul-3 da CNBB.