Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Guilherme preside o “início dos trabalhos” em Curitibanos

21/02/2022

Notícias

A Paróquia Imaculada Conceição, em Curitibanos, SC, acolheu neste domingo, 20 de fevereiro, o seu novo pároco, Frei Carlos Ignacia Gaspar, e a nova Fraternidade Franciscana, formada por: Frei Alan Leal de Mattos, guardião; Frei René Zarpelon, vigário paroquial; e Frei Pedro Caron. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Lages (SC), Dom Guilherme Antônio Werlang, às 19 horas, e teve como concelebrantes, além da Fraternidade, o Definidor Frei Alex Sandro Ciarnoscki, Frei Marcelo Paulo Romani e Pe. Tiago.

Frei Carlos é natural de Criciúma, SC, onde nasceu no dia 9 de maio de 1975. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores, recebendo o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 1994 e professou solenemente no dia 2 de agosto de 2000.  Foi ordenado presbítero no dia 24 de maio de 2003.

Na saudação inicial, Dom Guilherme fez a seguinte proposta: “Vamos trocar essa palavra posse para início dos trabalhos. Eu estou acostumando isso na Diocese. Porque eles não vão ser donos. Hoje, com alegria, queremos acolher, receber, os freis que a Província nos envia e agradecer a Deus pelos freis que foram daqui. Vocês eram muito felizes, pois tinham o Roberto Carlos e agora ficaram com o Carlos”, brincou.

Após essa saudação, foi feita a leitura da provisão de início de trabalho de Frei Carlos na Paróquia, proferida pelo paroquiano Salésio. “Dom Guilherme, queridos irmãos e irmãs em Cristo, sabendo da responsabilidade dessa missão a mim confiada, eu acolho e aceito esse desafio”, disse Frei Carlos. Dom Guilherme respondeu: “Está empossado”.

Foram entregues as provisões de vigários a Frei René e a Frei Alan.

Falando pela Comunidade, o Coordenador do CPP da Paróquia fez a acolhida dos frades. “Oferecemos aos freis o nosso carinho, a nossa amizade, o respeito e nossa disponibilidade para ajudar nesta caminhada”, disse.

O bispo entregou o Evangelho para o novo pároco e disse: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro, mas antes disso ele deve ser vivido por vocês”, disse o bispo. A profissão de fé foi feita junto com a comunidade.

Pela Província da Imaculada, o Definidor Frei Alex agradeceu a D. Guilherme pela acolhida. “Temos uma longa caminhada marcando as terras e a evangelização desta região, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. E queremos, como Fraternidade Franciscana, somar forças à evangelização nesta Diocese e contribuir com a nossa marca franciscana de fraternidade, de acolhimento e, de modo especial, de cuidado com os mais pobres e necessitados. Que a nossa presença, nesta Diocese, seja na Paróquia da Imaculada seja nos nossos meios de comunicação, possa colaborar para que o Reino de Deus se faça presente já hoje aqui nestas terras”, disse, agradecendo ao “sim” desta Fraternidade e confiando-a aos cuidados dos paroquianos. “Em nome da Província da Imaculada Conceição, obrigado pela acolhida. Deus abençoe”.

Frei Carlos lembrou que estavam reunidos nesta celebração graças a pessoas “que há tanto tempo já trabalham também conosco na dimensão da nossa fé”. Segundo ele, a Paróquia foi instituída em 1894, mas antes já existiam padres trabalhando. “Os freis franciscanos passam a residir aqui a partir de 1900. Quantos freis, quantas religiosas e religiosos fomentaram a dimensão da fé. Hoje, eu queria dizer, principalmente à Fraternidade São Francisco Solano, que nós pudéssemos ser uma presença franciscana com este povo, que nós pudéssemos continuar essa herança franciscana há tanto tempo cultivada nas nossas famílias, que nossa presença fosse, com vocês, uma presença que ajudasse a fomentar a dimensão da fé. Sabemos que não estamos sozinhos. O povo sempre nos acolhe”, disse, saudando os amigos que vieram de Gaspar para a celebração. “Deus sempre vai despertar lideranças que nos auxiliam neste caminho. Agradeço a presença de cada um de vocês!”, completou.