Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Não me arrependo de nada”: 51 anos de vida sacerdotal de Frei Pedro Caron

15/12/2021

Notícias

Na noite do dia 14 de dezembro de 2021, ocorreu na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição de Curitibanos (SC) a crisma de Jovens e adultos do interior e dos bairros da Paróquia. Mas, a celebração também foi marcada pela comemoração dos 51 anos de vida sacerdotal de Frei Pedro Caron, que atualmente reside na Fraternidade São Francisco Solano de Curitibanos.

Frei Pedro nasceu no município de Água Doce, no Meio-Oeste Catarinense. O despertar vocacional deu-se com 11 anos através do fascínio que tinha pelos coroinhas que serviam o altar na Igreja de sua cidade. Sua família que sempre rezava pelas vocações, mas de forma particular seu pai, o incentivou a ir para o seminário. Durante a caminhada passou algumas crises, no primeiro ano de formação pensou em desistir, mas por meio da oração encontrou forças e perseverou no seu chamado. Estas crises serviram, conforme conta o frei, para seu amadurecimento na fé, na vocação e na vida.

Frei Pedro foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1970, dia de Santa Luzia, na Igreja Matriz de Água Doce, sua cidade de origem. Depois, exerceu seu ministério em várias paróquias da Província, até ser chamado a ser missionário em terras desconhecidas.

Dos anos que mais marcaram esses cinquenta e um anos de sacerdócio foram os doze anos na Missão em Angola. Frei Pedro, em um primeiro momento tinha o desejo de ser missionário na China. Porém, quando Frei Estêvão Ottembreit, Ministro Provincial daquele período, o questionou sobre sua disponibilidade para ir para a missão, Frei Pedro manifestou o desejo de ir para a China. Mas, os planos de Deus para o frade foram diferentes do seu desejo. A Província decide ter uma presença na África e precisava de missionários. Frei Pedro acolheu com muita alegria este encargo e partiu para a Missão em Angola. No dia 24 de setembro de 1990, Frei Pedro, Frei Plinio e Frei José Zanchet, partem para Angola, que vivia em uma guerra civil, dando início à missão, que em meio às dificuldade e as alegrias, rendeu e ainda rende muitos frutos.

No final da Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Lages, Dom Guilherme Werlang, M.S.F., Frei Pedro, em poucas palavras, agradeceu o carinho da comunidade e disse que não se arrepende da missão e da vocação que decidiu seguir. Mais uma vez reforçou que a confiança em Deus e oração são as bases para uma vida sólida para bem viver o chamado de Deus. Após suas breves palavras, a comunidade o abençoou. O bispo, então, pediu que Frei Pedro abençoasse os crismados e toda a comunidade reunida.

Frei Pedro, em Curitibanos, exerce seu ministério de sacerdote e frade menor com humildade, além das celebrações, fazendo as suas famosas visitas às famílias e, como o próprio frade diz, “abraçando as meninas e os meninos”. Facilmente é encontrado nas ruas da cidade com um sorriso no rosto e com uma alegria ao motivar a comunidade a alegrar-se e não desanimar com as dificuldades da vida, com seu bordão: “A vida é bela, independente das mazelas.”


Frei Bruno Almeida