Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Bernardo apresenta ao Papa barco-hospital

05/11/2018

Papa Francisco

bernardo_061118Cidade do Vaticano – Na última segunda-feira, 5/11, o Papa Francisco recebeu em audiência o Bispo do Óbidos, no Pará, o franciscano Dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao Pontífice o projeto “Barco-Hospital Papa Francisco”.

Trata-se de um projeto “ousado” – como definiu o bispo alemão -, que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas.

Na audiência, foram apresentados ao Pontífice um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.
Em entrevista ao Vatican News, Dom Bernardo afirmou que o Papa ficou “feliz e comovido” e saudou os povos da Amazônia:

“Para nós, esse projeto é muito importante porque nós vamos avançar na questão da saúde. Estamos articulados para melhorar a situação e as condições de saúde para o povo, que necessita muito. Esse projeto do barco-hospital Papa Francisco deve operar a partir de fevereiro do ano que vem. Deve atender mais de mil comunidades e vai levar às pessoas uma garantia maior de ter um atendimento médico para tentar melhorar a situação das pessoas na região”, afirmou Dom Bernardo.

O projeto foi solicitado pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.

“Contar isso para ele, depois da Jornada Mundial da Juventude do Rio, é uma emoção muito grande, porque este projeto nasce abençoado, ele é gerado e agora praticamente concluído com a bênção do Papa. Pra mim, é um momento de muita emoção, muita graça de Deus por todo bem que esse navio vai fazer, levar para tantas pessoas a saúde física e a saúde espiritual, porque o barco terá também toda parte pastoral junto a essa população”, acrescentou Frei Francisco Belotti em entrevista.
A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.

Perguntado sobre as expectativas para o novo governo na questão da preservação da Amazônia, o bispo respondeu:

“A questão do meio ambiente para nós é um constante desafio, há anos. Certamente os próximos passos com relação ao meio ambiente são importantes, pois precisamos preservá-lo. Talvez deveríamos mudar a nossa visão, no sentido de olhar para o todo em vista de preservar toda a Criação. Muitas vezes nós vemos o ser humano de um lado, o meio ambiente do outro lado, como se fossem duas coisas separadas e distintas, mas no fundo é uma coisa só. São Francisco teve essa visão de toda criação. Eu acredito que nós deveríamos trabalhar muito nisto”, ponderou Dom Bernardo.

O Papa enviou uma vídeomensagem aos povos da Amazônia, dizendo:

“Vocês cuidam da terra, vocês amam a natureza e amam a Deus. Sigam adiante. Uma saudação a todos aqueles que trabalham no barco-hospital, que vai fazer tanto bem nestes mil km percorridos. Rezo por vocês e vocês rezem por mim!”


Fonte: Vatican News