Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Diocese de Petrópolis (RJ) celebra o dia da Vida Religiosa

20/08/2018

Notícias

religiosos_petropolis_190818

Teresópolis (RJ) – Celebrando o dia da Vida Religiosa, religiosos e religiosas de várias Ordens e Congregações dos núcleos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de Teresópolis e Petrópolis (RJ) reuniram-se no dia (18/08), em Teresópolis para o II Congresso da Vida Religiosa, que teve como tema: “Carisma: do Espírito, do Fundador, do Indivíduo”.

“Somos caminheiros ao serviço do Senhor” e neste espírito fez-se a oração e reflexão inicial através da celebração da Via-Sacra Vocacional. Momento onde, caminhando, recordaram-se os passos de Jesus, trazendo as realidades mais diversas da missão do consagrado. Rezou-se pelas diversas vocações e agradeceu-se ao Senhor pelo dom da Vocação e pelo serviço em prol do Reino de Deus. O religioso busca ser no tempo de hoje, um sinal profético do amor, da partilha e da fraternidade. Deve ter a coragem de anunciar o Evangelho no tempo atual, com alegria.

religiosos_petropolis_190818_1

No período da tarde, o Bispo diocesano de Petropólis, Dom Gregório Paixão, OSB, conduziu a reflexão e os estudos sobre o tema do Congresso: Carisma: do Espírito, do fundador, do indivíduo. Ele recordou que a graça de viver uma vida nova, de viver o Carisma que vem do Espírito Santo se faz presente na obra fundacional de cada instituto que acolhe a vontade de Deus e da Igreja. “Cada carisma é sempre algo novo dado por Deus à Igreja”, destacou.

Dom Gregório reforçou que o Fundador de cada congregação é um trabalhador de Deus, um canal da beleza divina, por isso cada congregação tem sua beleza. E a riqueza da Igreja está nos diferentes carismas, para que não falte ao mundo a beleza do coração de Deus.

religiosos_petropolis_190818_2

Dom Gregório ainda desafiou os participantes a deixarem de lado aquilo que não é essencial ao carisma, fazer uma revisão da Vida Religiosa, tendo em vista as influências que adentram nos institutos e a abraçarem de fato aquilo que é essencial. Por fim, ter a coragem de retirar os excessos e tentar enxergar o que o Espírito Santo inspira a cada Carisma, vivendo-o com alegria e entusiasmo.

“A Vida Religiosa se faz presente e floresce em nossa Diocese de Petrópolis. Somos gratos ao Senhor por todos os dons e graças que recebemos de suas mãos”, revelou o bispo.

O encontro encerrou-se com a Santa Missa presidida por Dom Gregório, rendendo graças a Deus pelas vocações religiosas e consagradas.

Irmã Edilene Ferreira Reis, CFA
Frei Pedro Renato P. da Silva, OFM