Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia produtivo no Conselho Plenário da Ordem

28/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – Felizmente não veio a quantidade de neve anunciada ontem pelo serviço de meteorologia. Aumentou, sim, o frio fora da casa dos Padres Palotinos, em Varsóvia, na Polônia. Dentro, pelo contrário, continua o calor da convivência fraterna e do esforço de discutir e votar, votar e discutir as resoluções do Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores.

Foi esta a tarefa principal do dia de hoje (28 de novembro), penúltimo da assembleia. Tudo passa por uma primeira votação e, se não se consegue a maioria de 2/3, numa segunda votação basta a maioria absoluta.

Se na primeira são apresentados votos de “juxta modum”, a comissão deverá reformular a proposta. Mas, o vaivém obteve sucesso. Terminamos o dia com tudo aprovado: o texto motivador do documento final, as propostas que o CPO encaminhará ao Capítulo Geral de 2015 e, principalmente, as decisões pedidas e autorizadas pelo Capítulo Geral de 2009.

Trata-se da composição do Definitório Geral e do modo de eleger os definidores gerais. A decisão tomada pelo CPO, válida para o próximo Capítulo Geral, é de a Ordem ter a representatividade de oito definidores gerais. Ou seja: Três para a Europa (menos os países de língua inglesa); dois para a América latina; um para África; um para a conferência de língua inglesa; e um para a Ásia e Oceania.

O esforço e o cansaço do dia foram recompensados com uma belíssima apresentação de danças e cantos do rico folclore polonês, pelo grupo MAZOWSZE.