Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia Internacional da Mulher em Imbariê: um dia pra ficar na memória

Frei Gabriel Dellandrea, O.F.M.

Imbariê (RJ) – Pela primeira vez na Paróquia Santa Clara de Assis de Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), aconteceu um encontro no Centro Paroquial que leva o nome da Padroeira, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, realizado pelo COPAS (Conselho Paroquial de Assistência Social). Por ser um domingo (08/03), com início do encontro às 15h, muitas pessoas puderam participar. As mulheres, é claro, foram a grande maioria da presença no encontro que reuniu mais de 100 pessoas. Isso torna-se uma coincidência diante das nossas comunidades eclesiais, onde a maioria das pessoas que participam são do sexo feminino.

O encontro começou com uma oração dinamizada pela jovem Bruna Maria, da Pastoral da Juventude da paróquia. Ela lembrou da figura de Maria, a mãe de Jesus e outras figuras femininas das Sagradas Escrituras, que viveram sua dedicação a Deus e ao povo. A jovem estudante ainda lembrou das destemidas seguidoras de Jesus que iam até o seu túmulo após a crucificação e sepultamento, e que por isso, foram as primeiras testemunhas do Ressuscitado.

Além disso, houve um momento muito marcante para todas as mulheres. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida passou pelas mãos de todos os participantes e cada mulher pode se apresentar e fazer uma prece. Muitas pediram saúde para suas famílias, outras clamaram dignidade às mulheres, outras lembraram das mulheres encarceradas, e por fim houve quem pediu até mesmo pelos homens, para que as vejam com maior dignidade e humanidade, levando em consideração os altos índices de feminicídio.

Em seguida, Frei Jorge Maoski convidou para que tomasse a palavra Raquel Narciso, que está ligada ao CDVida da Diocese de Duque de Caxias. Para falar sobre o tema relacionado ao motivo desta data tão importante, ela recordou o evento histórico que inspirou a comemoração deste dia e fez uma dinâmica com os presentes para “medir” as situações de dificuldades e privação de direitos que as mulheres sentiram e ainda sentem. Somando-se a isso, trazendo dados sobre a violência com relação à mulher, Raquel lembrou que muitos foram os avanços conquistados, mas que há muito para superar até que se possa chegar à uma equidade de direitos e valorização da figura feminina frente a figura masculina. Basta recordar, como exemplo, que alguns salários são menores para as mulheres numa mesma função que homens.

Para finalizar a parte formativa do encontro, Maria da Glória Rangel, da Paróquia São Francisco de Assis de Campos Elíseos, partilhou uma situação de violência que sofreu num relacionamento amoroso anterior ao que vive atualmente, mostrando às mulheres presentes que a violência doméstica é grave e precisa ser denunciada para que não haja continuidade de situações de perigo aos direitos e à vida da mulher.

Durante o encontro foram sorteados “vales-beleza” para maquiagens gratuitas com algumas consultoras de beleza presentes. Além disso, outros brindes completaram os prêmios para as mulheres. O encontro teve seu fim por volta das 17h com uma agradável confraternização com doces, biscoitos, sucos naturais, chás e um delicioso bolo.