Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de Santo Antônio: Uma quarta-feira com “cara” de terça

14/06/2018

Notícias

petropolis_130618

Frei Gabriel Dellandrea 

Nos conventos e paróquias franciscanas há uma movimentação toda particular às terças-feiras. O motivo é a devoção popular a Santo Antônio de Pádua. Sempre há uma missa, uma bênção especial pedindo a intercessão do santo e a distribuição do famoso pão. Essa recordação toda é para fazer memória daquele que abraçou tão fortemente o seguimento de Jesus, que ficou conhecido por grandes e belos feitos, chegando a ter o processo de canonização mais rápido da história.

Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis (RJ) não é diferente. Semanalmente há essa devoção popular assídua e muito piedosa. Porém hoje, quarta-feira (13/06), dia de Santo Antônio, a movimentação foi intensa, ficando com cara de terça. Houve missas, bênçãos, distribuição do pão e também o famoso bolo com as imagens do santo. Durante o dia inteiro, que Santa Clara ajudou deixando o clima agradável, devotos do santo casamenteiro foram aos seus pés com súplicas e agradecimentos, preces e louvores, reanimando assim em seus corações a fé.

No final do dia a fraternidade rezou com o povo a Liturgia das Horas. Em seguida, Frei James Luiz Girardi presidiu a última Celebração Eucarística do dia desta festa tão importante para todos os franciscanos. Em sua homilia, o celebrante lembrou a história da vida do santo, seu desejo de oferecer a vida pela missão e sua simplicidade: sendo um homem que possuía grandes conhecimentos era humilde em seu modo de viver. Sabe-se que Santo Antônio deixou um grande legado nos estudos, na espiritualidade e na pregação. Entretanto esses feitos são completados com a fé do povo que até hoje, mesmo 800 anos depois, no dia 13 de junho, ainda deseja muito ir às igrejas e rezar por aquele que em sua imagem carrega o menino Deus.