Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de reflexão sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis

19/11/2021

Notícias

                                                                                                                                          Imagem: OFM

Frei Francisco Gómez Vargas, do Secretariado de Missão e Evangelização, presidiu a Santa Missa, nesta quinta-feira, 18 de novembro, convidando os participantes a se indignarem com a corrupção e com aqueles que com seus projetos econômicos destroem o ecossistema sem se preocupar com a preservação da Criação.

O encontro entre o Ministro Geral e o Definitório geral com os Visitadores continuou abordando o tema da Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis. Os palestrantes do dia foram Frei Isauro Ulises Covili Linfati, Vigário Geral, Frei Albert Schmucki, Definidor Geral, e Frei Aidan McGrath, Provincial da Irlanda.

O Vigário Geral destacou a preocupação da Ordem com o abuso de menores e pessoas vulneráveis.

Para enfrentar o fenômeno dos abusos, o anterior Definitório Geral havia criado em 2019 uma Comissão para a Proteção de Menores. O trabalho da Comissão foi apresentado ao Capítulo Geral de 2021 com o propósito específico de avançar com “propostas concretas e legislou-se para deixar clara a obrigação de todos os frades e Entidades da Ordem de cooperar plenamente na prevenção, denúncia e colaboração com todas as autoridades civis e eclesiásticas competentes na tarefa de garantir justiça e transparência no tratamento das denúncias de abuso em toda a Ordem”. (Documento Final do Capítulo Geral, nº 19).

Frei Aidan recordou aos Visitadores a particular importância deste tema e fenômeno na vida da Ordem e na vida da Entidade que se está visitando. A sua função é assegurar que os responsáveis ​​pela Entidade compreendam o significado da Proteção de menores e tomem as medidas concretas necessárias para abordá-la.

Durante o mês de outubro passado se criou na Cúria Geral o Escritório Geral para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, com Frei Albert Schmucki como Diretor e Frei Isauro Ulises Covili Linfati, Vigário Geral, como colaborador.

Durante a tarde, o trabalho continuou em grupos de línguas.


Fonte: site da OFM