Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de inserção nas periferias existenciais

15/02/2018

Notícias

São Paulo (SP) – Nesta quinta-feira, 15, os frades do Definitório Geral, os Ministros e Custódios do Brasil e do Cone Sul, reunidos desde o último fim de semana no Convento e Santuário São Francisco, tiveram um dia intenso de visitas e inserção nas obras do Sefras, Serviço Franciscano de Solidariedade. Tempo de ir às periferias geográficas e existenciais.

Eles visitaram 4 dos 11 espaços atendidos pelo Serviço. O primeiro deles foi o Sefras Criança, Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Peri. Localizado no extremo norte da capital, no Jardim Peri, o serviço atende 120 crianças e adolescentes. Frei José Francisco, Brayan Filipe e Ângela Assis, do Sefras, deram as boas vindas e acolheram os visitantes. Eles conheceram as salas e os espaços criados para atender a demanda. Como brincou Ângela, coordenadora do Sefras Peri, o local segue o padrão da comunidade, com vários “puxadinhos” criados ao longo do tempo.

conesul_150218_ladoOs frades puderam conhecer um pouco das obras do Sefras e o perfil de trabalho em cada local. Frei José Francisco explicou que o Sefras, como instituição, existe há quase 18 anos, mas que muitas obras que estão dentro da organização existem há mais tempo, como é o caso do Cefran, que funciona desde 1994, além da Educafro, Chá do Padre e Casa de Clara.

Nos 11 locais de atuação do Sefras e na Sede Administrativa trabalham 190 pessoas e 33 voluntários regulares. São 1689 pessoas atendidas, com 33.030 atendimentos por mês. Para funcionar, o Sefras conta com 5400 apoiadores, além da parceria com a Prefeitura Municipal e outros órgãos.

Um dos projetos apresentados por Frei José Francisco foi o Sefras Migrante, que funciona desde 2014. Ele foi criado para atender a demanda dos imigrantes haitianos, que vieram para o Brasil após o terremoto que assolou o país caribenho. O local acolhe 110 pessoas, que recebem refeição, estadia, aulas de português e atendimento jurídico para regulamentação dos documentos. O frade afirmou que a situação para os refugiados no país é muito grave. “Em 2016, 40 mil pessoas pediram refúgio no Brasil. O Governo respondeu só 7500 pessoas”, alertou o frade, afirmando que os demais não foram atendidos, mas que continuam no país, muitas vezes vivendo em regime de escravidão.

Do extremo norte da cidade, os frades seguiram para a Zona Leste, no bairro do Belém, onde funciona a Casa de Clara, Centro Franciscano de Convivência e Apoio ao Idoso. No local, os atendidos pelo projeto já esperavam ansiosos pelos visitantes. Frei Michael Perry, Ministro Geral, deu a bênção antes do almoço.

Após a refeição, Frei Inácio Delazzari, Ministro Provincial da Província São Francisco (RS) e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, deram a bênção à imagem de Santa Clara, que em seguida foi colocada no novo jardim interno, feito e cuidado pelos atendidos. Um gesto simbólico para marcar a passagem dos frades pelo projeto.

Na parte da tarde, o Governo e Definitório Geral e os Ministros e Custódios do Brasil e do Cone Sul seguiram de volta o Convento São Francisco, para conhecer um outro serviço do Sefras, o Chá do Padre. O projeto, que funciona no antigo teatro do Convento, atende diariamente 700 pessoas. Além de servir chá e pão – feito pela padaria do Convento – o projeto passou a oferecer chuveiros para banho, lavanderia e atendimento jurídico aos atendidos, além de atividades culturais e socioeducativas. O dia de visitas e inserção na realidade local terminou com um jantar oferecido no Sefras Migrante, na Bela Vista.

QUARESMA: TEMPO DE ABRIR O CORAÇÃO A DEUS

Como acontece desde a última segunda-feira, os frades se reuniram às 7h30 no Santuário São Francisco para a Eucaristia. O Vigário Geral, Frei Julio Cesar Bunader, presidiu a Celebração e teve como concelebrantes Frei Francisco Paixão, Custódio da Custódia São Benedito da Amazônia e por Frei Ignacio Ceja, Definidor Geral para as Conferências Guadalupana e Cone Sul.

Em sua homilia, Frei Julio destacou que a oração, o jejum e a misericórdia devem ser colocados em prática visando algo maior. “Volte o seu coração ao Senhor e dê espaço a Deus em sua vida com estas práticas. Em si mesmas, não têm sentido, não têm razão de ser, se não for para deixar espaço no coração para Deus”, afirmou.

conesul_140218_830_meio
O Vigário recordou que o coração é o sacrário do homem. É no coração que se dá o encontro pessoal com o Senhor. A partir deste encontro, a pessoa é capaz de discernir o bem e o mal. Frei Julio ressaltou que não há imposição por parte do Senhor para esta escolha, mas que é o próprio homem, a partir de sua consciência, que deve optar pelo bem e pela vida verdadeira.

Recordando o Evangelho do dia (Lc 9, 22-25), o frade destacou os 3 critérios apresentados por Jesus para o seguimento: negar-se, carregar a Cruz e seguir Jesus. “Talvez a Quaresma nos ajude a sermos discípulos de Jesus Cristo, e que na prática deixemos mais espaço ao Senhor, porque a vida cristã, o discipulado e a vivência da Quaresma são uma graça, um presente, um deixar-se transformar mais profundamente por Jesus”, afirmou.

A SALVAÇÃO NASCE DO SERVIÇO
“Na realidade se salva aquele que se perde, o que se oferece aos outros, o que é capaz de deixar o egoísmo de saber tudo para viver em Deus a insegurança de nossa vida frágil e temporal, que necessita do outro para ganhar significado”, afirmou Frei Julio Bunader, que concluiu sua homilia pedindo generosidade na entrega cotidiana dos dons ao Senhor.

Equipe de Comunicação da Província