Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de chegada, credenciamento e acolhida marca início oficial da 14ª CFJ

04/07/2026

Notícias

“Com Francisco, caminhamos para a Vida”.  No ano em que se celebram os 800 anos do Trânsito do São Francisco de Assis, a Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão e a Paróquia Santa Clara, de Colatina, ES, abriram as portas para acolher a 14ª Edição da Caminhada Franciscana das Juventudes nesta sexta-feira, 03 de julho, dia marcado pela chegada dos grupos juvenis provenientes de todos os estados que compõem o território onde a Província está presente: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A acolhida dos mais de 200 jovens inscritos ocorreu na Comunidade Nossa Senhora da Saúde, na localidade de Baunilha, distrito de Colatina.

O primeiro grupo a chegar, depois de percorrer mais de 700 km em quase doze horas de viagem, foi o do Rio de Janeiro, num ônibus com cerca de 30 participantes. Os “caminhantes de última hora” foram os provenientes de Xaxim, Oeste Catarinense que, por conta de problemas meteorológicos que impediram a decolagem do avião em Chapecó, tiveram de ser remanejados e puderam chegar apenas na madrugada do sábado, dia 04 de julho. Fazendo jus à máxima de que “os de mais perto são os que mais atrasam”, o ônibus de Vila Velha também chegou já no final do dia, quando os caminhantes estavam sendo distribuídos entre as famílias acolhedoras. Entre chegadas, abraços, antigas e novas amizades e muitas expectativas, os jovens foram credenciados, receberam os kits, participaram de momentos de oração e animação e se serviram na farta mesa preparada pela comunidade com sucos de frutas da região e quitutes doces e salgados preparados pelas famílias da localidade. Sabor franciscano de acolhida fraterna.

O início dos atos oficias da 14ª CFJ ocorreu às 20h30, na Igreja quando, em nome da Paróquia Santa Clara de Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão, o pároco e guardião, Frei Pedro Oliveira, proferiu palavras de boas-vindas a todos os participantes. Aos 70 anos, o frade já participou de diversas edições da CFJ e, com sabedoria, exortou os jovens a seguirem firmes no caminho, mesmo diante do possível cansaço. “Vocês não estão caminhando sozinhos. São Francisco, Santa Clara e Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, intercedam pela nossa Caminhada”, rogou. Frei Pedro aproveito ainda para traçar um breve histórico da presença dos frades em Colatina, iniciada no ano de 2008, tendo como marcas o atendimento e a proximidade com o Mosteiro da Santíssima Trindade, das Irmãs Clarissas, e o serviço pastoral à Paróquia Santa Clara.

Em nome da Província, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, dirigiu uma mensagem de gratidão e encorajamento aos participantes, classificando a Província da Imaculada Conceição como uma “Senhora de 350 anos” que, no decorrer de sua história, gerou muitos filhos e filhas, dentre eles a Caminhada Franciscana da Juventude que, ao alcançar a 14ª edição, torna-se uma adolescente que deve ser cuidada e acompanhada com todo carinho. “Quem participa desta experiência, seja estreante ou veterano de várias edições, nunca retorna para casa da mesma maneira que chegou, pois leva sempre na bagagem uma versão melhor de si mesmo”, recordou Frei Medella.

Frei Felipe Carretta, da Equipe de Animação das Juventudes, emocionou a todos quando apresentou a jovem Laura Leandro Gera, que tem 23 anos. Natural de Colatina, a jovem é deficiente visual e participará da Caminhada Franciscana pela primeira vez. Ao pedir que três voluntários se dispusessem a se revezar no acompanhamento da jovem como “anjos da guarda” durante o percurso, quase uma dezena de candidatos levantaram a mão.

Em nome da equipe organizadora, Frei Augusto Luiz Gabriel apresentou aos participantes as “regras da caminhada”, que garantem a segurança e o bom êxito da atividade. A noite de acolhida foi finalizada com a apresentação de um teatro narrando episódios importantes da Vida de Francisco, como o início de sua conversão, o pedido de aprovação da Ordem pela Igreja e como o Santo de Assis segue influenciando muitas pessoas ainda hoje. Os atores foram os próprios jovens da comunidade, com a direção de Frei Tiago Soares, de equipe de animação das Juventudes.

Pelas 22h, com o término das atividades do primeiro dia, os participantes foram distribuídos pelas famílias acolhedoras, paroquianos que se dispuseram a abrir as portas de suas casas para receber os jovens peregrinos. A 14ª segue seu programa neste sábado, tendo início às 6h, com a partida dos caminhantes que sairão da Comunidade Santo Antônio, no Povoado de Baunilha.


Equipe de Comunicação da CFJ 26