Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Deus, onde estavas quando precisei de ti?”, entre os lançamentos da semana

23/10/2020

Notícias

Deus, onde estavas quando precisei de ti?

Nesta obra escrita por Pe. Douglas Rodrigues Xavier os conceitos bíblicos e teológicos são transmitidos em uma linguagem simples e didática. No centro do livro está a procura da experiência de se ter Deus como caminho de vida.

A obra possui diversas passagens bíblicas, onde o autor incorporou experiências do Povo de Deus daquela época aos tempos de hoje, buscando ajudar no crescimento espiritual.

O objetivo é mostrar através dos personagens e passagens que mesmo durante todas as dificuldades, quando se mantém a fé e a persistência, todos os obstáculos podem ser vencidos. Pe. Douglas busca mostrar que mesmo por caminhos tortuosos é importante ter Deus durante todo o percurso.

Resumo
Nesta obra escrita por Pe. Douglas Rodrigues Xavier os conceitos bíblicos e teológicos são transmitidos em uma linguagem simples e didática. O objetivo é mostrar através dos personagens e passagens que mesmo durante todas as dificuldades, quando se mantém a fé e a persistência, todos os obstáculos podem ser vencidos.

 

Ecoa na Catequese

O Brasil possui um extenso território, e múltiplo. Não só em seu bioma, mas também com um povo diversificado, vindo de diferentes etnias.  E, é deste preceito que os autores desta obra procuraram mostrar que sem respeito a essa polaridade, será impossível para o homem sobreviver.

Não basta cultivar, mas também é necessário preservar a vida, respeitando a natureza e a Criação.

Nesta obra os autores buscaram ajudar no processo de entendimento de uma conversão, organizando cinco cartas necessárias para a edificação de uma Igreja Sinodal, ou seja, uma conversão integral, pastoral, cultural e ecológica – divisão adotada pelos autores.

O livro possui atividades que podem ser feitas individualmente ou em grupo, com debates, para auxiliar na formação da consciência do que é preciso para buscar a renovação da Igreja.

O objetivo é ajudar na busca pela evangelização de todos, contribuindo para a Catequese do Brasil, e na formação de agentes evangelizadores, respeitando não só a múltiplas facetas do homem e seus costumes, mas também a natureza.

Nesta obra escrita por diversos autores, os fundamentos necessários para edificar uma conversão na Igreja Sinodal, ou seja, uma conversão completa é debatida. Cada capítulo vem em formato de carta abordando os pontos da conversão: Sinodal, Integral, Pastoral, Cultural e por fim Ecológica. O objetivo deste livro é oferecer subsídios para estudo nas missões evangelizadoras.

 

Luta pela democracia na educação

Esta obra escrita por Michael W. Apple com a colaboração de Luís Armando Gandin, Shuning Liu, Assaf Meshulam e Eleni Schirmer trás em seis capítulos uma leitura de extrema importância para aqueles que buscam entender a educação pública básica e as alternativas de pesquisa para contestar idéias raciais neoliberais.

Umas das questões levantadas neste livro é a necessidade em aprender mais sobre conflitos do passado e os de hoje. Cada capítulo irá situar um cenário histórico e a luta atual na busca pela democracia.

O autor e seus colaboradores buscaram distinguir a complexidade e as similaridades de classe, sem tirar o valor social de cada uma. Questões raciais também farão parte do debate, abordando contextos históricos e contemporâneos.

E, por último lembra a importância da democracia como um movimento coletivo, que têm consequências econômicas e ideológicas. Responsáveis, professores e educadores lutando por uma sociedade mais justa, enfrentando cortes orçamentários, marginalização da categoria, lucro como único objetivo e, ainda assim, sendo capazes de sobreviver.

Resumo:
Cada capítulo irá situar um cenário histórico e a luta atual na busca pela democracia. O autor e seus colaboradores buscaram distinguir a complexidade e as similaridades de classe, sem tirar o valor social de cada uma. E, a importância da democracia como um movimento coletivo, que têm consequências econômicas e ideológicas.