Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Deserto e procissão luminosa no Retiro de Agudos

17/08/2013

Notícias

retiroFrei Alvaci Mendes

Agudos (SP) – Eram 6h30 da manhã, quando se ouviram, nos corredores do Seminário Santo Antônio, os primeiros acordes do violão de Frei Xandão e equipe: estava começando o segundo dia do Retiro dos Benfeitores Franciscanos.

Este dia teve toda uma dinâmica especial sobre a vida franciscana e os vários ramos que a espiritualidade de Francisco e Clara inspiraram ao longo de oitocentos anos de história. Frei Gustavo Medella conduziu os momentos de partilha, levando os participantes a conhecerem um pouco mais da riqueza do carisma franciscano. Eles são os inspiradores de um ideal de vida nobre, que pode ser seguido por homens e mulheres, no claustro ou no mundo, de diversos modos e em diferentes tempos.

Um dos momentos significativos foi o “caminho de Emaús”, ou deserto, que os benfeitores fizeram dois a dois pelos arredores do Seminário. Orientados por Frei Diego, cada benfeitor escolheu o seu companheiro de partilha e “discípulo” na estrada rumo a Emaús. Segundo o Frei Diego, eles não seguiam e conversavam sozinhos, havia uma terceira pessoa com eles: o próprio Jesus. Do mesmo modo, o Senhor estava ali, com cada um daqueles que caminhavam e partilhavam sua vida, suas alegrias e suas angústias. Na partilha que se seguiu, à tarde, pode-se sentir o quanto este momento foi valioso para cada benfeitor.

retiro2    E como não poderia deixar de ser, os momentos devocionais sempre fazem parte de um retiro como este. Desde a oração da manhã, conduzida por Frei Xandão, até a Caminhada com Maria, ou procissão luminosa, rumo à gruta do Seminário. Na caminhada, meditando as sete alegrias de Nossa Senhora, cada um dos participantes, pôde colocar, diante de Deus e de Maria, sua vida, sua família, seus amigos, pôde agradecer e pedir, enfim, rezar e meditar.

Nada melhor, para terminar este segundo dia, do que conhecer melhor a vida de Francisco e Clara. E foi assistindo a um filme, com o título: “Francisco de Assis”, no Salão Nobre do Seminário, que se encerraram as atividades desta sexta-feira.

O retiro segue até domingo, dia 18 de agosto.