Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CPO: Debates calorosos apesar do frio na Polônia

22/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – Apesar do frio fora do Centro de Animação Missionária dos Padres Palotinos e a escuridão que chega cedo (às 16 horas já está escuro… ), o ambiente interno da casa “esquentou”. É que os participantes do Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores (OFM), que está em andamento desde a última segunda-feira em Varsóvia, na Polônia, começaram nesta sexta-feira (22/11) a discutir um assunto polêmico: a composição do Definitório Geral e do modo de elegê-lo.

O Conselho Plenário da Ordem (CPO) de Guadalajara já tratou deste assunto, mas o Capítulo Geral de 2003 não acolheu nenhuma proposta de mudança do “status quo”. O Capítulo Geral de 2009, porém, também não encontrando uma resposta satisfatória, delegou a questão a este Conselho. Portanto, excepcionalmente o CPO decidirá para o próximo Capítulo Geral a composição e o modo de eleição do Definitório Geral.

Creio que posso dizer que as discussões foram ‘apaixonadas’ nos grupos, mas com muita objetividade e respeito, porque a questão é realmente muito complexa. No fim da tarde foram apresentadas em plenário as primeiras propostas.

Antes do almoço tivemos um encontro com o bispo auxiliar de Varsóvia, Tadeusz Pikus, que dirigiu à assembleia as boas vindas em nome do Cardeal de Varsóvia, Kazimierz Nycz. Com ele vieram também o Ministro Provincial da Província de Varsóvia dos Frades Menores Conventuais, Fr. Wiesław Pyzio, e o presidente da Conferência Norte-eslava, Frei Rufin Maryjka.

Todos sentem, aos poucos, o cansaço de uma semana intensiva e intensa. No sábado e domingo teremos programa especial. Amanhã visitaremos o lugar onde o Santo Frei Maximiliano Kolbe viveu e trabalhou e, no domingo, estaremos numa paróquia de Varsóvia celebrando a festa de Cristo Rei.

Frei Paskalis Bruno Syukur, que foi nomeado bispo pelo Papa na Indonésia, deixou a Polônia sob a bênção dos seus confrades presentes no Conselho Plenário.

As fotos abaixo são do site da Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores