Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Custódia do Sagrado celebra a profissão solene de três frades

04/07/2017

Notícias

custodia_040717

Celebrando 70 anos da chegada dos primeiros frades italianos, a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, com sede em São José do Rio Preto (SP), celebrará nesta sexta-feira, 7 de julho, o ingresso definitivo na Ordem dos Frades Menores de três jovens frades: Frei Eduardo Augusto Schiehl, Frei José Aécio de Oliveira Filho e Frei Patrick Roberto de Souza. Eles farão a profissão solene nas mãos do Custódio Frei Flaerdi Silvestre Valvassori durante a Celebração Eucarística, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu, em Franca (SP).

A profissão solene é o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa e cada um deles se compromete a seguir Jesus Cristo observando os conselhos evangélicos. Para isso, diante do Custódio, vão professar da seguinte forma: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Flaerdi Silvestre Valvassori, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Frei Eduardo Augusto Schiehl ( à esq. na foto) é natural de São Bento do Sul (SC). Filho de Edivan José Schiehl e Maria Inês Mickus Schiehl, ingressou no Aspirantado de Ituporanga (SC) em fevereiro de 2010, iniciando seu processo formativo na Ordem Franciscana. Em 2011 fez o Postulantado em Guaratinguetá e, no dia 12 de janeiro de 2012, foi admitido ao Noviciado, recebendo o hábito da penitência. No dia 3 de Janeiro de 2013 professou os votos temporários, em Rodeio (SC) e, como professo temporário, cursou Filosofia até 2015. No ano seguinte, pediu para ser transferido da Província da Imaculada Conceição para a Custódia do Sagrado Coração de Jesus. Foi morar em Uberlândia, onde fez a experiência do Ano Missionário, trabalhando com movimentos sociais. Atualmente, Frei Eduardo reside em Garça (SP) e cursa o primeiro ano de Teologia em Marilia (SP).

Frei José Aécio de Oliveira Filho (no centro da foto)  é natural de Capinópolis (MG). Filho de José Aécio de Oliveira (in memorian) e Resilda Maria de Araújo Oliveira, iniciou seu processo formativo na Ordem Franciscana em 2006 pela Província Santa Cruz. Interrompeu-o por um ano e meio, retornando em 2010 no Aspirantado, em Araguari (MG). Em 2011 fez o Postulantado em Guaratinguetá e, no dia em 12 de janeiro de 2012, foi admitido ao Noviciado, em Rodeio-SC, recebendo o hábito da penitência. No dia 06 de Janeiro de 2013 professou os votos temporário, em Uberlândia-MG, pela Fundação Nossa Senhora de Fátima. Continuou o processo formativo na Província da Imaculada Conceição do Brasil, em Rondinha, onde concluiu o curso de Filosofia em 2015. Dando continuidade ao processo formativo, fez o Ano Missionário durante seis meses na Custódia São Benedito da Amazônia, na cidade de Monte Alegre (PA) e em Uberaba (MG). Atualmente, Frei José Aécio reside em Garça (SP) e cursa o primeiro ano de Teologia em Marília (SP).

Frei Patrick Roberto de Souza é natural de Uberlândia-MG. Filho de Paulo Roberto de Souza e Maria da Glória Pereira de Souza, ingressou no Aspirantado de Ituporanga (SC) em 2005. Interrompeu o processo formativo na Ordem Franciscana e estudou Filosofia na Diocese de Uberlândia. Em 2010 retornou à Ordem Franciscana, fazendo o Aspirantado em Araguari (MG). Fez o Postulantado em Guaratinguetá (SP) em 2011 e, em janeiro de 2012, foi admitido ao Noviciado, em Rodeio. No dia 6 de Janeiro de 2013 professou os votos temporários em Uberlândia (MG) e iniciou os estudos teológicos também nessa cidade como frade da Fundação Nossa Senhora de Fátima. Interrompeu o curso de Teologia para a experiência missionária, ficando seis meses junto à Custódia São Benedito da Amazônia, na cidade de Itaituba (PA) e, posteriormente, retornou à sua Custódia, morando um semestre em Olímpia, na casa de Aspirantado. Atualmente, Frei Patrick, reside em Uberlândia (MG), concluindo o curso de Teologia.

solene_040717