Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Curso em mística e espiritualidade franciscanas

26/02/2014

Notícias

Folder-IFrei Sandro Roberto da Costa

O Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis manteve, por vários anos, em parceria com a Família Franciscana do Brasil, um curso de extensão em Espiritualidade Franciscana. Este curso funcionava junto ao antigo Centro Franciscano de Petrópolis, conhecido por muitos irmãos e irmãs, que ali puderam passar bons e inesquecíveis momentos de formação e fraternidade. Desde a mudança do Centro Franciscano para Brasília os professores do ITF pensavam em retomar este curso. Assim, o ITF organizou e agora oferece à Família Franciscana do Brasil, aos simpatizantes do franciscanismo  e interessados em conhecer e aprofundar seus conhecimentos e sua vivência da mística e da espiritualidade do Poverello, o curso de especialização lato sensu em Mística e Espiritualidade Franciscanas.

O objetivo do curso é oferecer aos participantes condições de aprofundar seus conhecimentos e compreensão do pensamento, da mística e da espiritualidade franciscanas, através do estudo sistemático dos vários elementos que compõem aquilo que chamamos de “patrimônio franciscano”. Além disso, o curso se propõe a evidenciar a evolução do pensamento e carisma franciscanos através dos tempos, sua perene atualidade, bem como sua contribuição para os prementes debates envolvendo o humano contemporâneo e sua constante busca de resposta e de sentido. O curso propõe-se também a ser um instrumento útil para todos aqueles e aquelas que, no seu dia a dia, por opção de vida, por missão e vocação, têm a ver com a formação, educação e evangelização pautadas pelos valores vivenciados e pregados por Francisco e Clara de Assis.

Dividido em três etapas, o curso funcionará nas férias de julho, de 2014 a 2016, três semanas em cada mês de julho. A primeira etapa terá início no dia 1º de julho de 2014. As três etapas do curso somarão um total de 425 horas/aula, somadas aqui as 40 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).  Candidatos que quiserem frequentar o curso, mesmo sem ter o diploma de curso superior, também poderão fazê-lo, desde que se submetam a todas as exigências acadêmicas. No fim do curso obterão o certificado de Curso de Extensão.

Impostado sobre dois alicerces, o curso tem uma primeira parte dedicada ao aprofundamento dos elementos básicos para um bom conhecimento do carisma franciscano: a parte histórica, o aprofundamento do conhecimento das fontes e da mística franciscana, além dos elementos teóricos que pertencem ao patrimônio franciscano, como sua escola teológica e filosófica, a pedagogia franciscana, a cristologia e a antropologia franciscana. A segunda parte curso será dedicada ao diálogo do franciscanismo com as grandes questões que se colocam ao ser humano contemporâneo. Especialistas das mais variadas áreas irão trabalhar questões como os desafios e as possibilidades que a pós-modernidade apresenta ao franciscanismo, o modo franciscano de evangelizar, a opção pelos pobres na perspectiva franciscana, franciscanismo e diálogo inter-religioso. Na carga horária optou-se por dedicar um tempo maior às questões ligadas aos desafios eco-ambientais. Assim, um especialista trabalhará com as grandes questões ambientais do século XXI, enquanto outro trabalhará a contribuição do franciscanismo ao debate ecológico. Uma disciplina será dedicada ao tema da arte e estética franciscana: o caminho da beleza. O curso será concluído com um seminário inter-disciplinar intitulado: Espiritualidade franciscana e novos paradigmas: juventude, questão de gênero, mundo urbano, novas tecnologias, ecologia, justiça e paz. Especialistas nestas áreas vão expor seus temas, e depois será aberto o debate com os estudantes.

Para a obtenção do título de Especialista, será necessário a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, (TCC), sobre um tema de interesse pessoal do aluno. Durante o curso será oferecida também uma disciplina sobre a Metodologia do Trabalho Científico.

O Instituto Teológico Franciscano é uma instituição de ensino com mais de 100 anos de existência e de dedicação ao estudo da Teologia e do pensamento franciscano. Reconhecida pelo MEC, e também afiliada à Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma, possui uma biblioteca com mais de 120 mil volumes, totalmente à disposição dos seus alunos. As publicações e seus inúmeros periódicos nacionais e estrangeiros, muitos deles na área do franciscanismo, merecem destaque. A equipe de coordenação deste curso não pretende,  e está ciente de que nem pode, esgotar todos os assuntos relacionados à espiritualidade franciscana. O carisma franciscano, tão atual, tão rico e com nuanças sempre novas e a serem redescobertas, e a cada tempo redefinidas e repropostas, não se deixa encastelar num curso acadêmico, por mais sério que seja. Mas, ao reunir um corpo privilegiado de especialistas na área do pensamento franciscano, na sua maioria doutores, para oferecer este curso de Mística e Espiritualidade, o ITF espera somar-se aos esforços de todos os franciscanos e franciscanas do Brasil que, de um modo ou de outro, contribuem para aprofundar e fazer mais conhecido e vivenciado o carisma do Poverello de Assis. Espera, ao mesmo tempo, através do debate acadêmico e sistemático, contribuir para a atualização criativa do imenso e significativo patrimônio espiritual, cultural e humano vivenciado e experimentado por Francisco de Assis e seus seguidores através dos séculos.