Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Curitiba, capital da educação franciscana

26/11/2015

Notícias

congresso_alto

Moacir Beggo

A capital paranaense, Curitiba, ganhará status de capital da educação franciscana durante o Congresso Internacional Franciscano, que será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro, em dois eventos simultâneos: o 5º Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e o 1º Congresso Nacional de Educadores Franciscanos da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB).

Educadores e pesquisadores de vários países debaterão o atual cenário da educação básica e superior nas instituições cristãs, especialmente as franciscanas, tendo como norte o tema “Educação Franciscana: Esperança em uma Nova Humanidade”.

Realizado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, o evento será aberto pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, na Celebração Eucarística, às 8 horas, na Igreja Bom Jesus dos Perdões.

“Vivemos um tempo eclesial muito bonito com o Papa Francisco. Ele, em diferentes discursos, vem convidando as lideranças da humanidade (políticas, religiosas, acadêmicas, etc.) a apostar todas as forças nos jovens dos nossos tempos, cultivando neles os valores que formam para  um humanismo pleno”, explica o Ministro Provincial.

Nesse sentido, a educação ocupa um lugar privilegiado! “A verdadeira educação, afirma o Bispo de Roma, deve levar o ser humano a falar ‘a língua da mente, a língua do coração e a língua das mãos’.  Para que haja esta educação, é necessário também os formadores serem qualificados, uma vez que ‘educar é um ato de amor, é dar a vida’. E para isso as nossas instituições acadêmicas também ‘não se isolem do mundo, mas saibam entrar com coragem no areópago das culturas atuais’”, citou Frei Fidêncio.

“Penso que este Congresso de Educação, que se realizará em Curitiba, tem esta missão: fazer com que nossas Instituições educativas caminhem em sintonia com as proposições da Igreja, mas com um tempero a mais! Somos instituições Franciscanas. Aqui, a meu ver, temos uma tarefa a mais: educar e formar para um humanismo com a grandiosidade e a universalidade da alma de São Francisco de Assis”, completou o Ministro Provincial.

Neste primeiro dia do Congresso, o Definidor Geral para a América Latina, Frei Valmir Ramos, lerá a mensagem do Ministro Geral, Frei Michael Perry, para os participantes e o Secretário para Formação e Estudos da Ordem Franciscana, Frei Cesare Vaiani, fará a primeira palestra.

No período da manhã, a programação será a mesma para os dois eventos, tendo como palestrantes Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM;  Frei Betto, O.P; Frei Ernesto Londoño Orozco, OFM; Frei Gilberto Garcia, OFM; e o Prof. Dr. Alberto Moreira.

O V Encontro Ibero-Americano terá uma programação exclusiva. Já os participantes do I Congresso Nacional podem escolher duas oficinas que se desenvolvem à tarde do dia 1º de dezembro.

O Congresso Internacional Franciscano tem o apoio da FAE Centro Universitário, da Universidade São Francisco e do Colégio Bom Jesus.


 CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO

30/11 Eixo temático

A educação, hoje, é a missão central

8h | Missa de Abertura – Frei Fidêncio Vanboemmel

Local: Igreja Senhor Bom Jesus

9h30 | Credenciamento e Coffee Break

Local: Ginásio de Esportes

10h30 | Solenidade de Abertura do Congresso

Local: Teatro Bom Jesus

Palestra de Frei Cesare Vaiani, secretário para Formação e Estudos da Ordem dos Frades Menores

14 h – Palestra: “Memória, identidade, desafios e sonhos da educação franciscana brasileira e ibero-americana – Um olhar a partir do Brasil”

Local: Teatro Bom Jesus,

Frei Claudino Gilz – introdução

Frei Gilberto Garcia – palestrante

16 h – 1º Congresso Nacional

Teatro Bom Jesus

“Rosto da Educação Franciscana”, apresentação das províncias participantes

16h – 5º Encontro Ibero-americano

Local: Anfiteatro 7º andar – FAE Centro Universitário

Plenário com apresentações e trocas de experiências entre as IES participantes

17h30 – Momento cultural

Local: Teatro Bom Jesus


DIA 1º/12

Eixo temático:

“Transmitir Conhecimento”

8h30 – Momento celebrativo

Local: Teatro Bom Jesus

9h – Palestra “Desafios da Pós-Modernidade à Educação Franciscana”

Local: Teatro Bom Jesus

Palestrante: Professor Alberto da Silva Moreira

Moderador: Frei Nilo Agostini

10h – Intervalo

10h30 – Palestra: Perfil do Educador Franciscano”

Local: Teatro Bom Jesus

Palestrante: Dom Leonardo Steiner

11h30 | Plenário – diálogo com os palestrantes

Local: Teatro Bom Jesus

12h | Almoço

14h30 | I Congresso Nacional – Oficinas “Práticas pedagógicas” – CFMB

Local: Salas do 6.º andar – FAE Centro Universitário

 1ª Oficina

História, Fundamentos e Metodologia da Coleção “Redescobrindo o Universo Religioso”

Frei Claudino Gilz – AFESBJ – Doutorando em Educação (USF-SP)

O objetivo desta oficina é identificar fundamentos legislativos e curriculares, relatar os dados históricos e explicar os pressupostos metodológicos das quatro edições da Coleção “Redescobrindo o Universo Religioso”.

2ª Oficina

Projetos de Trabalho: uma Opção pela Abordagem Investigativa

Isabel Cristina Marconcin – AFESBJ – Mestre em Educação (UFPR)

Esta oficina tem o objetivo de aprimorar a percepção do aluno como um aprendiz ativo, além de refletir e explorar projetos que possibilitem a integração de problematização, de levantamento de hipóteses, de pesquisa, de brincadeira, de jogos simbólicos e da aprendizagem por meio de descobertas.

3ª Oficina

A Nova Lei de Resíduos Sólidos e a Sustentabilidade

Geraldo Cardoso Sobrinho – AFESBJ – Mestre em Ciências Ambientais

Os objetivos desta oficina são: sensibilizar os participantes em relação ao potencial de cada um na luta pela permanência da espécie humana na Terra; conscientizar sobre a atual forma de consumo, de produção e a sua incompatibilidade com a disponibilidade de recursos renováveis e não renováveis no planeta; mostrar a capacidade planetária em suprir a atual e as futuras gerações de matéria-prima necessária para a sobrevivência e a qualidade de vida.

4ª Oficina

Redes Sociais: Desafios e Possibilidades para o Educador Franciscano

Leandro Milú – Colégio de Nossa Senhora dos Anjos – Cineasta e Professor de Audiovisual (AIC/SP)

Esta oficina pretende levar os participantes a: identificar os desafios e as possibilidades apresentadas em sala de aula para o educador franciscano; refletir sobre a melhor forma de usar as redes sociais e o compartilhamento de informações; considerar os perigos causados pelo cyberbullying entre os alunos; perceber as redes sociais como ferramenta didática para o processo ensino-aprendizagem no cotidiano escolar, bem como fortalecer as relações entre escola e família e a imagem organizacional das instituições de ensino.

5ª Oficina

A busca pela excelência na disciplina de Ciências na AFESBJ: a formação docente e o incremento da metodologia, por meio da investigação

Lisiane Taiatella Sari – AFESBJ – Doutora em Ciências

Esta oficina tem o objetivo de sensibilizar os educadores sobre a importância da formação docente e sobre a adequação do estudo e da utilização de materiais para a proposta pedagógica. Também abordará a importância de se elaborar aulas em que o docente atue como mediador, e não como detentor do conhecimento, incentivando, dessa forma, o desenvolvimento de metodologia investigativa.

6ª Oficina

Gramática indutiva: uma nova forma de o professor ver e ensinar gramática nas aulas de língua estrangeira moderna

Maria Eugênia Gómez Holtz Galvão – AFESBJ – Especialista em História da Arte (PUC-PR); Coordenadora Pedagógica da Disciplina de Espanhol

Raquel Chirmicci Erdmann – AFESBJ – Especialista em Língua Inglesa, Metodologia do Ensino e Tradução (PUC-PR); Coordenadora Pedagógica de Educação Bilíngue

A presente oficina pretende apresentar as diferenças básicas, as vantagens e as desvantagens encontradas na metodologia inerente ao ensino da gramática por meio da indução e da dedução, bem como propor uma reflexão acerca do papel e da postura do professor tanto no planejamento quanto na condução de sua aula.

 7ª Oficina

Projeto Virtudes e Atitudes: uma Resposta aos Desafios Educacionais da Atualidade

Solange Inês Dorocinski – AFESBJ – Mestre em Educação (UFSC)

Esta oficina objetiva apresentar os encaminhamentos metodológicos e reconhecer a importância da realização do projeto Virtudes, assim como o papel do professor nesse processo.

8ª Oficina

Gestão Franciscana: os desafios de se conciliar as exigências da educação pós-moderna à formação pelos princípios da fé cristã

Veanney Monod Emidio – Rede Educacional Franciscana (GO) – Especialista em Gestão e Mestre em Estudos Linguísticos Aplicados – Universidade Federal de Uberlândia (MG)

Compreender a realidade e o papel do gestor escolar franciscano diante do desafio de conciliar à formação intelectual os princípios e os valores da fé cristã é o objetivo desta oficina.

9ª Oficina

Leitura de Múltiplas Linguagens

Cleuza Cecato – AFESBJ – Mestre em Linguística (UFPR)

Nesta oficina, pretende-se contextualizar, analisar e exemplificar os gêneros discursivos atrelados à vivência dos estudantes e à colaboração que outras formas de ler podem oferecer ao ensino.

 10ª Oficina

Fluxo de conteúdos: uma alternativa interdisciplinar à fragmentação da aprendizagem no Ensino Médio

Adalberto Scortegagna – AFESBJ – Doutor em Ensino e História das Ciências da Terra (Unicamp)

 Ana Lucia Zattar Coelho – AFESBJ – Especialista em Gestão e Liderança Educacional pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná e Graduada em Educação Física pela PUCPR.

Perceber a metodologia de fluxos como uma das alternativas ao rompimento da fragmentação do conhecimento; redescobrir novas conexões a partir da discussão entre os participantes da oficina e entender o fluxo de conteúdos como um processo de formação continuada dos docentes são os objetivos a que se propõe esta oficina.

14h30 | V Encontro Ibero-Americano

Local: Anfiteatro 7.º andar – FAE Centro Universitário

Plenário com apresentações e trocas de experiências entre as IES participantes

16h30 | Intervalo

17h | Plenário: “Percepções e ressonâncias” – CFMB e IES

Local: Teatro Bom Jesus

18h | Momento Cultural

Local: Teatro Bom Jesus


 DIA 2/12

Eixo temático:

Transmitir modos de fazer as coisas”

8h30 | Momento celebrativo

Local: Teatro Bom Jesus

9h | Palestra: “Educação: esperança em uma humanidade nova em um contexto de mudança de época”

Local: Teatro Bom Jesus

Palestrante: Frei Betto

10h | Intervalo

10h30 | Plenário

Moderador: Frei Vitorio Mazzuco

Local: Teatro Bom Jesus

12h | Almoço

14h30 | I Congresso Nacional

Local: Teatro Bom Jesus

Mesa redonda com as províncias convidadas: “Educação formal e não formal: experiências e percepções”

Mediador: Frei Volney José Berkenbrock

14h30 | V Encontro Ibero-Americano

Local: Anfiteatro 7.º andar – FAE Centro Universitário

Debate: Convênio macro e a identidade franciscana das IES

16h30 | Intervalo

17h | Momento Cultural

Local: Teatro Bom Jesus


 Dia 3/12

Eixo temático:

“Transmitir valores”

8h | Celebração Eucarística de encerramento

9h30 | Intervalo

10h | Palestra: “Fundamentos e valores da educação franciscana”

Local: Teatro Bom Jesus

Palestrante: Frei Ernesto Londoño (Colômbia)

Moderador: Frei João Mannes

11h | Plenário: O que vamos levar deste encontro

Local: Teatro Bom Jesus

  Mais informações em www.congressofranciscano.com.br.