Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Exposição Franciscana de Presépios

07/12/2011

Notícias

Iniciada no ano de 1989, a Exposição Franciscana de Presépios do Convento São Francisco de Assis faz parte do calendário das festividades natalina da cidade de São Paulo. Em todas as edições são expostos presépios que revelam o mistério do Nascimento de Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica. O acervo em exposição faz parte de uma grande coleção iniciada por Frei Estêvão Ottenbreitt, OFM. Em todas as exposições foram expostos mais de 800 presépios provindos de várias partes do Brasil e também de outros países. A cada mostra, novos presépios são adquiridos. Após o término da exposição os presépios novos são incorporados à coleção.

Ao longo desses 22 anos, as mostras tiveram como curadores os freis: Frei Pedro Pinheiro – artista plástico, Frei Airton da Rosa e Frei Marcos Mello – artesãos e desde a última edição Frei Róger Brunorio – museólogo. Os frades sempre contaram com o apoio e ajuda de outros profissionais habilidosos e com pessoal de intuição artística souberam “armar” os presépios, de modo que despertasse em cada visitante a admiração pelo sagrado e o interesse cultural.

Desde a última edição, a mostra passou a ter um olhar museológico. Os cenários para cada presépio foram simplificados, de modo que cada peça do grupo escultórico e, ao mesmo tempo, todo conjunto, fosse completamente valorizado no que há de mais cultural, numa tentativa de responder os diversos estilos. Em cada edição são expostos cerca de trinta presépios em nichos individualizados. A 22ª Exposição Franciscana de Presépios propõe também neste ano continuar trabalhando com a proposta museal.
A representação do Nascimento de Jesus é registrada em relevos do século III e IV. As primeiras representações narram o Menino Jesus com Maria e José ou apenas o boi, o jumento e o Menino deitado na manjedoura. Muito pouco são os exemplares da representação desse episódio. Certamente foi com São Francisco de Assis que iniciou a tradição de montar os presépios. Foi na noite de 1223, na cidade italiana de Greccio, que Francisco celebrou o Natal e encenou o Nascimento de Jesus. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta entre o boi e o jumento uma criança. A criativa encenação de São Francisco agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A divulgação e propagação desse acontecimento se deve, em grande parte, aos franciscanos.

Numerosos e variados sãos os grupos escultóricos que representam o nascimento de Jesus. A esta representação deu-se o nome de presépio (praesepium) – palavra de origem hebraica que significa: “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. Com a expansão do catolicismo e a divulgação de práticas religiosas, o presépio passou a ser sinônimo de um grande processo escultural inspirado em textos bíblicos, bem como, nas lendas e na liberdade criativa do artista que com habilidade inseriu entre outros, elementos regionais. A confecção e a exposição de presépios têm como principal função a representação, louvação e admiração do Nascimento de Jesus.

A iniciativa de realizar a Exposição Franciscana de Presépios no Convento São Francisco está focada na preservação, valorização e difusão da manifestação da cultura erudita e popular de diversos países. O evento também se configura como uma oportunidade de compreender e apresentar a data natalina fora da perspectiva comercial, permitindo reestabelecer a tradição cultural do tema e as mensagens positivas às quais está relacionado. Neste sentido, o público que visita a exposição é bastante variado.

22ª Exposição Franciscana de Presépios

07 a 30 de dezembro de 2011

Claustro do Convento São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133 – Sé – São Paulo – SP
(ao lado da Faculdade de Direito da USP)

Horário: 10h às 18h, diariamente.
Entrada Gratuita
Nos dias 24 e 25 não haverá visitação.

Informações: (11) 3291 2400
franciscanos.org.br