Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CRB lança o livro “Plenamente humano, simplesmente irmão” sobre o vida do religioso irmão

25/02/2021

Notícias

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, que acaba de ser nomeada pelo Papa Francisco consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, informa, numa mensagem a todos os religiosos, sobre o lançamento do livro “Plenamente humano, simplesmente irmão” (198p. CRB; 2021).

“A vocação do Religioso Irmão, assim como todos os modos de ser da Vida Religiosa Consagrada, oferece um belo testemunho de mística, fraternidade e serviço para o mundo. Nos últimos anos, a CRB Nacional tem se comprometido na valorização da beleza dessa vocação, nem sempre reconhecida na Igreja. Por isso, no V Seminário de Religiosos Irmãos, ocorrido em Fortaleza/CE, em 2019, refletiu-se sobre como a vocação de se fazer simplesmente irmão demanda uma profunda e verdadeira integração humana. Somente quem está verdadeiramente integrado, poderá acolher e viver sua vocação, dom de Deus, sem precisar desprezar os demais e viver feliz. Essa reflexão, agora, está condensada e aprofundada em uma bela publicação que chega até você”, explica Ir. Maria Inês em carta a todos religiosos e religiosas.

Ir. Maria Inês, presidente da CRB Nacional

“Plenamente humano, simplesmente irmão” (198p. CRB; 2021) trata-se de um livro sobre os Religiosos Irmãos. Reflete o tema nas perspectivas bíblica, espiritual, psicológica, ética, formativa, profissional etc. Ele representa um reconhecimento pelo testemunho dado pelos Irmãos, bem como o resultado de um contínuo esforço em pensar sobre sua identidade. Sua abordagem é pertinente para a Vida Religiosa Consagrada e para a Igreja em geral.

Desde os primórdios da Ordem Franciscana, Francisco de Assis orientava seus irmãos a viverem modestamente, sem nada de próprio, em castidade e obediência, como define a Regra e Vida dos Frades Menores. Ou seja, menores como leigos ou presbíteros. Todos que desejassem fazer parte do projeto fraterno de Francisco de Assis deviam ser chamados de “irmãos” ou “frei”. Não se faz predileção dos irmãos por aquilo que eles exercem ou pelos ministérios que recebem, todos devem ser tratados igualmente.

A obra foi organizada com o apoio da CRB Nacional e do GT (Grupo de Trabalho) de Religiosos Irmãos, que são: Frei Edimar Moreira, O.Carm, e Frei Vanildo Zugno, OFMCap, é composta por textos de nomes competentes em suas áreas: Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD; Irmã Annette Havenne, ISM; Frei Rivaldave Torquato, O.Carm; Irmão Paulo Dullius, FSC; Irmão Epifânio Lima, SJ; Irmão Jorge de Paula, SJ; Frei Vanildo Zugno, OFMCap; Frei Oton da Silva, OFM; Irmão Edgar Nicodem, FSC; Irmão João Gutemberg, FMS; Ir. Lucas Lopes; Irmão Otalívio Sarturi, FMS; Irmão Rubens Mota, OFMCap; Frei Edimar Moreira, O.Carm; Irmão Cláudio Dierings, FSC; e Frei Alexandre Ferreira, O.Carm.

Plenamente humano, simplesmente irmão” poderá ser adquirido na sede da CRB Nacional, por R$ 30,00 reais, ou pelos Correios, por R$ 35,00 reais. Quando escolhida a segunda forma, o material será enviado mediante o recebimento do endereço para onde será enviado o livro, bem como do CNPJ para emissão de recibo e do comprovante de pagamento do mesmo para os e-mails secretaria@crbnacional.org.br ou secretaria2@crbnacional.org.br.

O pagamento poderá ser realizado com um depósito identificado, transferência bancária ou Pix: Banco do Brasil Ag: 0452-9 C/C: 306934-6 Conferência dos Religiosos do Brasil PIX: CNPJ: 33460940/0001-12.