Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CPO: visita à obra de São Maximiliano Kolbe

24/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – Partimos cedo para um dia que prometia ser um descanso depois de cinco dias de intenso trabalho no Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores (OFM), que está em andamento desde a última segunda-feira em Varsóvia, na Polônia.

Depois de uma hora e meia de viagem chegamos a NIEPOKALANÓW. Esta palavra, tão difícil de pronunciar, simplesmente significa IMACULADA. Foi neste lugar que o Santo Frei Maximiliano Kolbe, frade menor conventual, iniciou seu apostolado da “Milícia da Imaculada”, que consiste basicamente na evangelização pela imprensa. Sua obra cresceu e se espalhou por várias partes do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi deportado pelos alemães nazistas a um campo de concentração. Um dia, ele se ofereceu a substituir um pai de família, arbitrariamente condenado à morte por um oficial nazista. Morreu de fome, mártir da caridade.

Percorremos todas as casas nas quais ele e seus primeiros companheiros trabalharam evangelizando. Hoje, as dependências formam uma verdadeira “cidade da IMACULADA” com 140 frades e muitos colaboradores leigos.

Basilica Por último, almoçamos com todos os frades num refeitório imenso. Nosso Ministro Geral foi muito feliz ao agradecer a hospitalidade dos frades conventuais, dizendo que o Santo Frei Maximiliano nos inspira a todos na evangelização: evangelizar é nada mais e nada menos do que “dar a vida pelo outro!”

À tarde deste quinto dia foi dedicado à visita do Museu da cidade de Varsóvia. Em grupos linguísticos seguimos ao guia que nos deu um banho de história do grande sofrimento do povo polonês ao longo da história dos últimos 100 anos, principalmente durante a ocupação dos alemães nazistas e depois pelos russos comunistas.

Voltamos com muitas informações e impressões. Partimos em busca de descanso, voltamos cansados, mas cansados e agradecidos. Quem sabe, o dia de amanhã nos oferece uma nova possibilidade.