Coral Canarinhos de Petrópolis se apresenta em Agudos
22/09/2014
AGUDOS (SP) – O público de Agudos e região terá a oportunidade de ouvir, durante o Capítulo das Esteiras, o coro de meninos mais antigo do Brasil: os Canarinhos de Petrópolis. Criado pelos frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição, o Coral coleciona uma trajetória de sucessos no Brasil e no exterior há mais de 70 anos. Desde 1988, também brilha na versão feminina, divulgando especialmente a música sacra brasileira.
O Coro vai se apresentar no Seminário Santo Antônio de Agudos no dia 24 de setembro, às 20h30, e na Missa de Encerramento do Capítulo das Esteiras, no dia 25, às 16h30. As duas apresentações estarão abertas ao público. “Será um privilégio para o povo de Agudos e região conhecer um dos corais de meninos cantores mais importantes do mundo”, conta Frei Gustavo Medella, coordenador da Comissão Preparatória do Capítulo e que já foi um “canarinho” em Petrópolis, sua cidade natal. Para se ter uma ideia, cerca de 3 mil vozes já passaram pelo Coral.
Na sua trajetória, o Canarinhos conta com 18 CDs gravados, sendo os dois últimos em 2012, durante as comemorações pelos 70 anos. Destaque para o CD “Reflexos do Brasil”, trabalho inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas. No currículo, estão listadas apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II (nos anos 1980, em 1997 e em 2000). Entre os concertos de maior destaque estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis; e a participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Mas o trabalho dos Canarinhos ultrapassa as fronteiras do Brasil. O Coral fez turnês Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Europa, especialmente na Itália e Alemanha, países onde fizeram muitas apresentações.
Já o Coral das Meninas se prepara para lançar o seu primeiro CD. Hoje, o Instituto Meninos Cantores de Petrópolis fazem parte da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.
CAPÍTULO DAS ESTEIRAS
Contando com mais de 260 frades, o Capítulo das Esteiras será aberto nesta terça-feira, dia 23, no Seminário Santo Antônio de Agudos. Nos institutos religiosos, o “Capítulo” é a assembleia dos membros da comunidade, convocada para tratar as questões que interessam à forma de vida por eles professada.
O encontro com o Ministro Geral da Ordem Franciscana, Frei Michael Perry, será um dos pontos altos deste Capítulo.