Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos emocionam e encantam em Agudos

26/09/2014

Notícias

Moacir Beggo

AGUDOS (SP) – A apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis foi de tirar fôlego na Capela do Seminário Santo Antônio de Agudos, especialmente com a peça dramática “Eli, Eli (Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes)”, de Georgius Bárdos.

Os pequenos cantores de Petrópolis emocionaram e encantaram o público na quarta-feira (25/9), especialmente muitos dos frades presentes que fizeram parte do Coral.  O Ministro Geral  da Ordem dos Frades Menores,  Frei Michael Perry, acompanhou atentamente a apresentação na primeira fila. “Magnífico”, resumiu o atual representante de São Francisco de Assis.  Ele ficou tão encantado com a apresentação dos Canarinhos que pediu para o Maestro repetir no final da Missa de encerramento “, na quinta-feira, a canção “The Lord bless you and keep you” (Bênção de São Francisco).

Segundo o músico e liturgista Marcos Antônio de Andrade, foi emocionante a interpretação de “Eli, Eli”.  “Vi as pessoas paralisadas”, contou emocionado. E elogios não pararam: “Perfeito. Não é à toa que são os melhores do Brasil e um dos mais importantes do mundo”, disse Frei Valdecir Schwambach, guardião do Convento da Penha.

canarinhos_ladoO concerto transcorreu em três partes: a primeira com repertório de música sacra  (Claudio Monteverdi, “Christe, adoramus te”; Georgius Bárdos “Eli, Eli!”; Johannes Brahms “Geistliches Lied op. 30”; Francis Poulenc, “Seigneur, je vous en prie”; Wolfgang A. Mozart, “Laudate Dominum”; Georg F. Haendel “Halleluja, O Messias”), uma apresentação do maestro e organista Marco Aurélio Lischt no belo órgão de tubos do Seminário Santo Antônio e a terceira parte com repertório popular (H. Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras nº 5 – Aria (transcrição para órgão de Camil van Hulse); J. S. Bach, “Prelúdio e Fuga em Mi bemol Maior BWV 552”; John Rutter, “Look at the world”; Lorenzo Fernandez, “Casinha pequenina”;  Carlos A. Pinto Fonseca, “Cobra corá”; Ary Barroso, “Aquarela do Brasil”; e John Rutter, “The Lord bless you and keep you”.

O Coral é alma do seu Maestro. Dos seus 46 anos, 38 foram dedicados aos Canarinhos de Petrópolis. “Entrei no Coral quando passei numa seleção que Frei Leto fez na minha escola em 75, como ele sempre fazia nas escolas de Petrópolis. Se não tivesse participado dos Canarinhos não estaria na área musical de forma profissional. Primeiro como cantor, depois como organista e agora como maestro”, contou.

Como maestro, foi a primeira vez que Marco Aurélio esteve em Agudos. “É um grande prazer para nós estarmos no Seminário Santo Antônio da Província da Imaculada Conceição, da qual fazemos parte e onde muitos frades estão presentes neste Capítulo das Esteiras. Muitos fizeram parte deste coral”, lembrou. Um deles é o próprio Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, que foi cantor quando era estudante de Teologia em Petrópolis. Outro ‘frade canarinho’ é Frei Gustavo Medella, que como petropolitano, participou desde pequeno do Coral.

O Coral Canarinhos teve como fundador o franciscano Frei Leto Bienias, nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro. Idealista, Frei Leto zelava pela qualidade artística é essa marca permanece até hoje como se pôde ver na apresentação de Agudos. Hoje, o Instituto Meninos Cantores de Petrópolis pertence À Associação Franciscana Bom Jesus. Frei José Luiz Prim, falecido recentemente, foi outro frade que fez história com os Canarinhos, ao assumir a direção em 1973.

Na sua trajetória de mais de 70 anos, o Coral conta com 18 CDs gravados, sendo os dois últimos em 2012, durante as comemorações pelos 70 anos. Destaque para o CD “Reflexos do Brasil”, trabalho inédito que reúne músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas. No currículo, estão listadas apresentações memoráveis. Por três vezes, os meninos cantaram para o Papa João Paulo II (nos anos 1980, em 1997 e em 2000). Entre os concertos de maior destaque estão o show realizado no Palácio Quitandinha, em dezembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis; e a participação no Projeto Aquarius, em 2005, na praia de Copacabana, junto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Mas o trabalho dos Canarinhos ultrapassa as fronteiras do Brasil. O Coral fez turnês Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Europa, especialmente na Itália e Alemanha, países onde fizeram muitas apresentações.