Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento divulga programação da 450ª edição da Festa da Penha

13/03/2020

Notícias


Vila Velha (ES) – Há 450 anos, o Estado do Espírito Santo celebra a sua Padroeira Nossa Senhora da Penha. Neste ano, a terceira maior festa mariana nacional tem início no domingo de Páscoa, 12 de abril, e termina solenemente no dia 20 de abril em Vila Velha (ES). Serão nove dias dedicados à devoção mariana, sendo que os três últimos serão os mais intensos com as grandes romarias, principalmente a Romaria dos Homens e a das Mulheres, e a Missa do encerramento. Durante esse período festivo, um público de mais de 1 milhão e meio de pessoas participa das celebrações ou visita o Convento da Penha para fazer as suas orações.

Neste ano, a festa terá como tema “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). O canto profético de Maria no Magnificat prefigura o imenso carinho e devoção pela Virgem que marcou e marca todos aqueles que a celebraram nestes 450 anos de tradição. A festa da Penha é fruto de uma semente lançada por Frei Pedro Palácios em 1558, quando chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e desembarcou nas terras capixabas. O frade espanhol trouxe na sua bagagem um painel de Nossa Senhora das 7 Alegrias, que foi colocado numa gruta e deu origem à devoção franciscana que vem até hoje. Ao longo do tempo, essa devoção cresceu e foi construído o Santuário para a Mãe de Deus no ponto mais alto do penhasco. Desde então, romeiros visitam o Convento durante todo o ano.

“Haverá ampliação na programação de missas e atrações culturais no período noturno, como forma de oferecer opção ao público que trabalha, mas deseja manifestar sua devoção à Santa e também aproveitar o momento de lazer com a família e os amigos. Com isso, terá atividades durante todo o dia: pela manhã, à tarde e à noite durante todos os dias do evento”, informa o guardião do Convento, Frei Paulo Pereira.

Frei Paulo (centro) falou sobre a programação da 450ª edição da Festa durante coletiva em Vila Velha. 

O frade explicou também que a Festa da Penha é tempo de resgatar com ênfase a alegria, a amizade, o amor pelas pessoas. “Mesmo que vivemos em tempos difíceis, a Festa quer resgatar em nós as alegrias, o gosto de viver e conviver, o dom e a empatia pelo outro”. Ainda na fala inicial, ele disse que o objetivo é que as próximas festas possam ganhar ainda mais abrangência, para que não só Vila Velha e Vitória, mas outras cidades tenham eventos.

O Campinho, a Capela do Convento e o Parque da Prainha são os locais que recebem a maioria das atrações, mas não só nesses lugares terá festividade. Estão previstas atividades também na Catedral Metropolitana de Vitória, entre elas a Bênção para Casais com Padre Adriano Zandoná.

A Prefeitura de Vila Velha preparou atrações culturais com o objetivo de agradar aos mais variados gostos. As atrações serão sempre no palco principal montado na Prainha. Terá apresentação da cantor e compositor Zé Geraldo, a dupla Jean e Juliano, a banda Big Beatles, entre outros, incluindo atrações locais e orquestras. Um palco maior, possibilitando mais visão ao público, será uma das novidades da Festa da Penha 2020. Além disso, as estruturas das feiras de artesanato e de gastronomia também vão ganhar um ambiente mais amplo para levar mais conforto e comodidade aos visitantes. Para o secretário interino de Cultura, Peterson de Castro Cardoso, a programação cultural é um ponto que deverá surpreender os fiéis. “Teremos nomes de atrações nacionais para o evento e pretendemos projetar a praça de alimentação mais atraente, com apresentação de músicos locais”, contou.

A organização da festa idealizou um evento com mais conforto e segurança. Uma proposta de mudança de localização do palco no Parque da Prainha, onde ocorrem os shows e o fim da Romaria dos Homens, Romaria das Mulheres e Missa de Encerramento, vai garantir mais espaço e comodidade aos fiéis com a ampliação da capacidade de público. O projeto foi adotado pelo município e passará a ser realizado nesta edição da festa.

Uma parceria com o Grupo Águia Branca, através da nova empresa Squad, especializada em transporte para grandes eventos, promete facilitar a ida de fiéis nos dias da Festa da Penha. É que a empresa, por meio da plataforma digital, lançou o serviço em que o usuário poderá fechar um ônibus inteiro em um único CPF, ou realizar a compra individual de sua passagem no ônibus que fará o roteiro, conforme ocupação mínima, vindo dos municípios com destino ao evento.

A operação poderá ser feita via aplicativo ou no site que será lançado pelo grupo nos próximos dias. A expectativa é que sejam ofertados preços competitivos, com conforto e segurança para os passageiros. Os roteiros serão reforçados principalmente nos dias da Romaria dos Homens e nas atividades realizadas pelas Dioceses durante a Festa da Penha.

Selo comemorativo e sessão solene pelos 450 anos da Festa

Para marcar os 450 anos da Festa da Penha, será criado um Selo Postal Comemorativo junto aos Correios. O modelo será lançado no dia 3 de abril. A expectativa é que a novidade atraia pessoas de centros e clubes de filatelistas e também o público em geral, já que a Secretaria do Convento venderá cartões postais já selados a qualquer visitante do local.

Além disso, pessoas que fazem parte da história da Festa da Penha também serão homenageadas pela Assembleia Legislativa, através de Sessão Solene oferecida pela Mesa Diretora. O evento está marcado para o dia 7 de abril e trará uma lista de homenageados que irão receber a Comenda Convento da Penha.

A festa é a terceira maior manifestação religiosa mariana do Brasil, atrás somente da festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e a festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Como santuário mariano mais procurado durante todo o ano por romeiros, é o segundo do Brasil depois de Aparecida.

A Romaria dos Homens é, sem dúvida, a grande manifestação de fé da festa. Mais de 600 mil pessoas caminham de Vitória até o Santuário na noite do sábado, que neste ano cairá no dia 18 de abril. Os fiéis caminham durante 14 quilômetros com velas acesas e em oração. Mesmo com toda a multidão no longo percurso, a devoção não é quebrada. Saindo da Catedral Metropolitana, às 19 horas, a romaria termina às 23 horas na Prainha, quando às 23h30 tem início a celebração eucarística.


PROGRAMAÇÃO

12 de abril (Domingo de Páscoa)

Missas na Capela do Convento: 5h, 7h, 9h e 11h
10h – Bênção dos Cavaleiros no Parque da Prainha
15h – Abertura do Oitavário no Campinho do Convento
16h – Missa (Área Pastoral Vila Velha)
20h30 – Orquestra de Sopro do Instituto Neobaces – próx. a Igreja do Rosário, Prainha

13 de abril (Segunda-feira)

Missas na Capela do Convento: 6h, 7h e 9h30
15h – Oitavário
16h – Missa no Campinho
19h – Missa no Campinho (Área Pastoral Serrana)
20h30 – Orquestra e Cameria IFES na Praça Otávio Araújo, atrás da Igreja do Rosário, Prainha

14 de abril (Terça-feira)

Missas na Capela do Convento: 6h, 7h e 9h30
15h – Oitavário
16h – Missa no Campinho
19h – Missa no Campinho (Área Pastoral Cariacica/Viana)
20h – Noite Mariana – Catedral de Vitória
20h30 – Camerata SESI na Praça Otávio Araújo, atrás da Igreja do Rosário, Prainha

15 de abril (Quarta-feira)

Missas na Capela do Convento: 6h, 7h e 9h30
15h – Oitavário
16h – Missa no Campinho
19h – Missa no Campinho (Área Pastoral Benevente)
20h – Bênção para casais com Padre Adriano Zandoná – Catedral de Vitória
20h30 – Orquestra Projeto Vale Música na Praça Otávio Araújo, atrás da Igreja do Rosário, Prainha

16 de abril (Quinta-feira)

Missas na Capela do Convento: 6h, 7h e 9h30
15h – Oitavário
16h – Missa no Campinho
19h – Missa no Campinho (Área Pastoral Serra/Fundão)
20h – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo no Santuário de Vila Velha
20h30 – Fábio Trindade na Praça Otávio Araújo, atrás da Igreja do Rosário, Prainha

17 de abril (Sexta-feira)

Missas na Capela do Convento: 6h, 7h e 9h30
14h – Romaria dos Militares, com saída do Portão do Convento
15h – Oitavário
16h – Missa no Campinho
19h – Missa no Campinho (Área Pastoral Vitória)
20h – Show com Jean e Juliano no Parque da Prainha
21h30 – Show nacional com Zé Geraldo no Parque da Prainha

18 de abril (Sábado)

Missa na Capela do Convento: 6h
8h – Missa da Diocese de São Mateus no Campinho
8h – Remaria – Saída da Praia da Costa
8h – Romaria das Pessoas com Deficiência. Praça Duque de Caxias, Vila Velha
10h – Translado da Imagem de Nossa Senhora da Penha pela Baía de Vitória
10h – Missa da Romaria dos Adolescentes e Jovens no Campinho
15h – Oitavário
16h – Missa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no Campinho
16h30 – Banda Raízes no Palco Cultural na Praça de Alimentação-Prainha
18h – Banda Bentevi no Palco Cultural da Praça de Alimentação – Prainha
18h – Missa e envio da Romaria dos Homens, na Catedral Metropolitana de Vitória
19h – Início da caminhada rumo ao Parque da Prainha
23h – Missa de Encerramento da Romaria dos Homens no Parque da Prainha

19 de abril (Domingo)

Missas na Capela do Convento às 5h, 7h e 11h
9h – Missa no Campinho – CRB e Seminários
10h – Bênção dos Motociclistas no Parque da Prainha
16h – Romaria das Mulheres – Santuário de Vila Velha
17h – Encerramento do Oitavário e Missa da Romaria das Mulheres na Prainha
19h – Show nacional com Cantores de Deus no Parque da Prainha
20h30 – Banda Carol e Priscila Acústico no Parque da Prainha
22h – Vigília Eucarística Jovem no Campinho do Convento das 22h

20 de abril (Segunda-feira) – DIA DA PADROEIRA DO ESPÍRITO SANTO

Missas na Capela do Convento às 00h, 02h, 06h, 07h30 e 12h
8h – Romaria dos Ciclistas – Cobilândia, Vila Velha.
9h – Romaria dos Conguistas no Campinho do Convento
10h – Missa das Pastorais Sociais no Campinho
16h – Missa de Encerramento da Festa da Penha 2020 no Parque da Prainha
19h – Show com Ana Cíntia, no Parque da Prainha
20h30 – Show de Encerramento com a Banda Big Beatles no Parque da Prainha.