Convento da Penha e Paróquia do Rosário celebram o Perdão de Assis
01/08/2024
Nesta sexta-feira , dia 2 de agosto, o Convento da Penha e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha (ES), celebram o Perdão de Assis.
Para marcar esse momento e a importância dessa data franciscana, está programada uma caminhada penitencial luminosa, às 19h30. A concentração será às 19h, no portão principal do convento. De lá seguirão para Campinho onde receberão a concessão da Indulgência Plenária.
No local será feita uma encenação e o rito litúrgico, a exortação do Evangelho, a explicação e contextualização do sentido franciscano dessa data.
No calendário litúrgico franciscano, o dia 02 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Festa da Porciúncula”. Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz:
“O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”.
O Papa Francisco se expressou recentemente nos seguintes termos: “O caminho espiritual de São Francisco teve início em São Damião, mas o verdadeiro lugar amado, o coração pulsante da Ordem, onde a fundou e onde, por fim, entregou sua vida a Deus, foi a Porciúncula, a ‘pequena porção’, o cantinho junto à Mãe da Igreja; junto a Maria que, por sua fé tão firme e por seu viver tão inteiramente do amor e no amor com o Senhor, todas as gerações a chamarão bem-aventurada.”
No dia do Perdão, tal graça é vivida por milhares de peregrinos de todas as idades, desejosos de atravessar a “porta da vida eterna” e receber o dom da Indulgência Plenária. “Entrar e viver em plenitude este tempo de graça”, é o convite da celebração do Perdão da Porciúncula.
O Perdão, constitui-se como uma manifestação do amor misericordioso de Deus sobre à Igreja e sobre os fiéis, sendo também um sinal da paz e do bem deixados como herança por São Francisco de Assis. Portanto, ao participar do Perdão de Assis, os fiéis, a partir de reflexões pessoas, meditações, orações, experiências de fé e dos ritos sacramentais, recebem de Deus a misericórdia, a compaixão e a Indulgência Plenária. O momento propicia aos participantes, um profundo e sincero exame das atitudes e pensamentos.
As condições para se receber a Indulgência Plenária
No dia 2 de agosto de cada ano (das 12 horas do dia 1º de agosto até as 24 horas do dia 2), pode se adquirir a Indulgência Plenária, com as seguintes condições:
Visitando uma igreja paroquial, onde se reza o Credo, para afirmar a própria identidade cristã; e o Pai Nosso, para afirmar a própria dignidade de filhos de Deus recebida no Batismo; Confissão sacramental para estar em graça de Deus (oito dias antes ou depois); Participar da Eucaristia; Uma oração nas intenções do Papa. A indulgência só pode ser lucrada uma vez.
Cristian Oliveira