Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento da Penha celebra São Francisco de Assis

05/10/2023

Notícias

As celebrações em honra a São Francisco de Assis, o Patrono da Ecologia Integral e Seráfico Pai, levaram milhares de devotos ao longo de todo o dia ao Convento da Penha. Desde a primeira Celebração até a Missa da Saúde que aconteceu no Campinho, foram incontáveis preces dirigidas ao Fundador das Três Ordens Franciscanas, o santo universal, querido e venerado por pessoas de vários credos.

Pela manhã, os fiéis rezaram diante da Imagem de São Francisco colocada em destaque no Altar. “Estamos hoje vivendo uma grande alegria, nesta Capela do Convento da Penha, como em toda a Igreja Universal, celebramos São Francisco de Assis, o santo da humildade, da simplicidade, da fraternidade e da pobreza. Estamos aqui porque é a Casa de Deus, lugar de oração, lugar da natureza com beleza exuberante, é local onde nosso coração se eleva em louvor a Deus por todas as criaturas, como diz são São Francisco ‘tudo é nosso irmão e nossa irmã’, desde a irmã mãe Terra até a lesma do chão, até a irmã morte, tudo é nosso irmão, nossa irmã. E lembramos São Francisco, louvando a Deus, porque Francisco é este humilde pobrezinho, a quem Deus revelou os mistérios de seu amor”, disse Frei Ronaldo Fiuza na Missa das 11h, celebrada na Capela.

A Missa das 15h, nas intenções da saúde, foi celebrada pelo Frei Paulo César Ferreira, Vigário do Convento e contou com a presença de membros da Ordem Franciscana Secular, especialmente. Além da OFS, também participou o Frei Pedro Engel, irmão que assiste a Fraternidade Nossa Senhora da Penha, de Vila Velha.

Na homilia, Frei Paulo contou seu testemunho de amor a Jesus Cristo pelo jeito franciscano de ser. Ele foi seminarista diocesano, no início de seu ministério, mas depois se viu “apaixonado por São Francisco” e o estilo de vida dos franciscanos, os ‘padres de batina marrom’. Perguntei a uma das Irmãs de Nossa Senhora de Sion em Campanha – elas tinham um colégio muito bonito – e uma das irmãs lecionava no Seminário, francês religião, história, então era minha professora e também bibliotecária. Perguntei a ela como que se chamava o fundador daqueles padres de ‘batina marrom’, ela disse que era São Francisco de Assis. Na biblioteca, ela me deu um livro e me recomendou a leitura, falava sobre São Francisco, fundador dos franciscanos, foi aí que encontrei o que eu buscava, a minha vocação. Logo eu queria deixar o seminário Diocesano e entrar para o seminário franciscano”, testemunhou o Vigário do Convento.

Frei Paulo César, ainda contando seu testemunho de vida franciscana, contou que imediatamente quando se identificou com a obra de São Francisco, decidiu comunicar ao bispo que desejava sair do seminário e ir para o seminário franciscano. Frei Paulo recordou que São Francisco foi homem de contemplação e de ação. “São Francisco se retirava, gostava de ficar a sós nas grutas, nos bosques, nas montanhas, mas ele sempre ficava de frente para o povoado, nunca de costas ou sem ver ninguém. Estava na contemplação, mas com os olhos também voltados para para o povoado… São Francisco de Assis é uma referência para todos nós, crentes ou não, como ser humano, como cristão, admirado por todos, lembrado de muitas formas, o ser humano ‘cristificado’, reconciliado com tudo e com todos que soube discernir e decidir sobre o que é mais importante em nossa vida terrena. Quis ser pobre, despojado como o Cristo Crucificado que se deu todo a nós e por nós ao Pai”, disse.

No final da reflexão, um dos momentos mais especiais. Frei Paulo César entoou, com auxílio do músico Victor Danezio, a Ladainha de São Francisco de Assis. “Defensor dos animais, Protetor da ecologia. Paz e Bem pelas estradas, São Francisco da alegria!”, diz um trecho da Ladainha.


Veja toda a notícia e mais fotos no www.conventodapenha.org.br