Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conselho Provincial se reúne no Convento São Francisco

15/07/2013

Notícias

conselho

Por Frei Laurindo Lauro da Silva Junior

Nos dias 8 e 9 julho, o Convento São Francisco, em São Paulo, acolheu fraternalmente os confrades membros do Conselho Provincial do Serviço de Animação Vocacional (SAV). Foi um belo encontro fraternal, pois é sempre bom reencontrar os confrades. Tivemos ocasiões de avaliações e planejamentos dos assuntos incumbidos ao SAV e o Conselho foi muito feliz quanto à formulação da pauta, seja com os redimensionamentos, partilhas, relatórios e as preparações para atividades futuras. Foram dias frutuosos que nos propiciaram momentos de oração, estudo, reflexão e partilha.

Salientou-se a importância das Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAVs) em bem acolher os aspirantes à vida religiosa franciscana e ajudá-los nesse processo de busca da autenticidade vocacional, ou seja, ajudar os jovens a corresponder aos comportamentos próprios da vocação, com coerência de vida e disposição.

Analisamos a importância de ter um plano orgânico que se reporte ao que é próprio do Serviço de Animação Vocacional, não como o plano de evangelização, mas como um regimento próprio das atividades ordinárias do SAV. Refletimos sobre os estágios vocacionais convividos em Ituporanga (Ensino Médio) e Guaratinguetá (vocacionados para as FAVs), mas também os casos excepcionais, para que caminhem em um processo de discernimento e sociabilização.

Realizamos também a revisão e avaliação do SAV nos Regionais da Província da Imaculada, constatando nitidamente que os grandes centros urbanos estão sendo os principais responsáveis pelo maior número de vocacionados, o que não significa que nas cidades menores não devamos continuar nosso trabalho vocacional.

Até agora, com a realização dos encontros vocacionais regionais, temos o total de 40 novas vocações. Assim, esperamos que, com a ajuda dos confrades das nossas diversas fraternidades, ainda possamos aumentar esse quadro até o final desse ano, tendo em vista que desse número alguns acabam não ingressando em nossos seminários.