Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congresso da Ordem: “Sopram ventos novos!”

22/05/2014

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Roma (Itália) –  Foi esta a reação do moderador do terceiro dia do Congresso Internacional para as Missões e Evangelização da Ordem dos Frades Menores, que está em andamento em Roma, capital italiana. De fato, durante os primeiros dias olhamos para trás, fizemos memória. Isto certamente é importante, mas chega o momento de querer ver o que se pode fazer hoje, onde vivemos, ou como Frei Giacomo Bini dizia na sua palestra inicial: passar da memória à profecia.

O motivo para esta exclamação do moderador foi a primeira palestra de Frater Enzo Biemmi com o título: “A nova evangelização segundo a Evangelii Gaudium”. Com muita originalidade fez uma leitura da Exortação Apostólica do Papa em cinco itens tentando apresentar o espírito que está por trás do documento:

1. O contexto: Falou do fim do cristianismo sociológico, da época em que todos praticavam a religião e a torre da igreja matriz era o ponto de referência. Estas torres “caíram” e não são mais a referência. Agora devemos reconstruir a Igreja, mas sem torre. A Igreja onde os que creem se reúnem e celebram e partem em missão. Com isso nos despedimos de uma pastoral de conservação para dedicar-nos a uma pastoral missionária.

2. O horizonte: A Igreja não é dona da fé, mas recebeu a missão de testemunhar a fé. O Espírito Santo está difuso em todos os corações. Nós apenas devemos tornar visível aquilo que já está se realizando. O Espírito Santo fala de muitos modos e sempre chega antes de nós. Isto deve abrir nossa visão e campo para ir ao encontro de todos aqueles que não “frequentam” as nossas igrejas.

3. As condições: Partiu da parábola da semente que cai em diversos terrenos. Durante muito tempo fizemos desta palavra de Deus apenas uma leitura moral. Hoje somos convidados a fazer também uma leitura realística. Os diversos terrenos significam também as diversas situações em que as pessoas se encontram. Na evangelização devemos concentrar-nos sobre o que temos e o que encontramos.

4. O conteúdo: Há dois anúncios (Kerigma): o primeiro é que Jesus Cristo nos ama. Ele deu sua vida por todos nós. Agora vive e nos acompanha nas estradas da vida para nos sustentar, orientar e conduzir. Mas ainda é “teórico”. Importante é o segundo anúncio. Quer dizer que o primeiro anúncio se deve fazer carne sempre mais e nas diversas situações da vida de cada pessoa humana.

5. O estilo: Devemos evangelizar evangelicamente. Não devemos fazer das nossas paróquias “alfândegas” com pesados contributos a pagar (exigências que fazemos). Entre as atitudes de um evangelizador se destacam principalmente a suspensão de qualquer tipo de juízo, a não exigência de “contratos” (se fizer o curso, será batizado, crismado…) e o testemunho pessoal e comunitário, principalmente na disposição e capacidade de aprender dos outros.

O cardeal Oscar Maradiaga, salesiano, mas revestido do hábito franciscano (foi afiliado à OFM em tempos passados) completou as colocações de Enzo Biemmi, falando do Papa Francisco, o Evangelizador, com entusiasmo convocando-nos a todos a viver este momento de graça com alegria e esperança.

O dia terminou com a oração das Vésperas.