Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congresso celebra a “Graça das Origens”

21/05/2014

Notícias

 

Frei Toni Michels

Roma (Itália) – O segundo dia do Primeiro Congresso Internacional para as Missões e a Evangelização da Ordem dos Frades Menores, emplacado como “Dia da graça das origens – a valiosa herança de nossa história”, foi dia de sol e clima ameno aqui em Sassone, Roma. A liturgia esteve por conta das Conferências do México e do Cone Sul. Começamos os trabalhos ouvindo o “especialista em franciscanismo”, o italiano Frei Cesare Vaiani, que nos falou sobre o tema “São Francisco evangelizador – identidade e novidade evangélica em São Francisco”.

Na segunda parte da manhã nos foram apresentados três documentos da Ordem sobre diferentes formas de presença evangelizadora dos frades. O primeiro é um documento novo, que ainda não chegou na Província, e que trata das “novas formas” de presença evangelizadora, e que tem como título “Ide, anunciai – Diretrizes sobre as Novas Formas de vida e missão na Ordem dos Irmãos Menores”.Em seguida foram recordados os documentos lançados já em 2009 sobre a presença nas Paróquias e na Educação, respectivamente, “Enviados a evangelizar em fraternidade e minoridade na paróquia” e “Ide e ensinai – diretrizes gerais para a Educação Franciscana”.

Na primeira parte da tarde ouvimos palestra sobre “A missão evangelizadora da Ordem hoje”. Frei Gerardo Crespo, mexicano, recordou o conteúdo do capítulo V das Constituições Gerais para depois dizer como a Ordem tem se organizado em vista da missão evangelizadora em chave franciscana. Terminou apresentando um rápido panorama das 14 conferências da Ordem no mundo: número de irmãos, suas diferentes atividades evangelizadoras, desafios etc.

Na segunda parte da tarde começaram os laboratórios que, segundo nos disseram na abertura do Congresso, serão parte importante dos trabalhos. São seis os temas dos laboratórios: Nova Evangelização; Missão Compartida com os Leigos; Evangelização Ordinária (paróquias, colégios etc); Evangelização e Diálogo; Evangelização e Juventude e Evangelização Missionária.

O Senhor lhes dê a paz!