Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Confira os últimos lançamentos

05/12/2014

Notícias

A Editora Vozes apresenta seus últimos lançamentos.

Doutrina-socialDoutrina Social da Igreja – um guia prático para estudo

Padre Antonio Aparecido Alves

A Doutrina Social da Igreja faz parte da missão evangelizadora da Igreja e por isso é um conteúdo essencial da evangelização, de tal forma que todos os projetos e atividades de evangelização deveriam contemplar essa dimensão.
Recentemente o Papa Francisco escreveu que o querigma, isto é, o anúncio fundamental da fé, tem um conteúdo inevitavelmente social e por isso dedicou um capítulo de sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual à dimensão social da evangelização com preciosos ensinamentos sociais.
Com linguagem simples, direta e organizado de forma didática, este guia está dividido em quatro unidades temáticas e traz boxes com citações de Documentos Sociais e do Compêndio de Doutrina Social da Igreja, bem como perguntas para avaliação e texto para aprofundamento no final de cada Unidade.

Padre Antonio Aparecido Alves, conhecido como Toninho, nasceu em 05/10/1961 em São Miguel Paulista/SP. Fez seus estudos seminarísticos em Taubaté e Aparecida. Foi ordenado presbítero em 1986 e fez mestrado em Ciências Sociais com especialização em Doutrina Social da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma apresentando uma dissertação sobre a ação política dos cristãos. Entre 2006 e 2010 fez o doutorado na PUC-Rio em Teologia, com uma tese sobre as Escolas de Formação Fé e Política. Desde 2010 é coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica de São José dos Campos e docente na mesma Instituição. É presbítero na diocese de São José dos Campos/SP onde exerce funções pastorais e membro do grupo de assessores do Cefep/CNBB.

Nº DE PÁGINAS: 136

a-procura-do-ouroÀ procura do ouro interior

Anselm Grün

O dia a dia não é só um trabalho árduo ou uma carga que precisamos carregar. A maneira como vivenciamos o dia a dia depende do nosso ponto de vista. Nós podemos ver o dia a dia como um tesoureiro que põe uma riqueza incomensurável à nossa disposição. Ele nos dá as suas preciosidades, se nós nos tornamos amigos dele.
São as coisas mais simples que enriquecem a nossa vida. Aquilo que para nós é normal ter. A felicidade sempre está presente e sempre está à disposição: a batida do coração, o canto dos pássaros, uma nova manhã, um dia de primavera depois de um inverno longo, olhar para o céu estrelado, o primeiro passeio a pé, cheio de esperanças, depois de uma doença, a presença do amigo querido. Tudo isso são coisas de uma riqueza incomensurável que dá um brilho claro e dourado para a nossa vida, quando nós as vemos.
Este livro quer lhe dar coragem de procurar o ouro em tudo, em você e na sua vida, ao seu redor e em todo lugar onde você se move. Você vai encontrá-lo e reconhecerá que carrega um brilho de ouro em si, porque faz parte da vida divina. Isso era sabido pelos pintores da Idade Média que sempre pintaram suas figuras com um fundo dourado, para que o brilho divino reluza através de tudo que é humano e outros também possam experimentá-lo.

Anselm Grün OSB, doutor em teologia, nascido em 1945, é despenseiro na Abadia de Münsterschwarzach e guia de meditação. Seus livros são divulgados pelo mundo, chegando a milhões de cópias vendidas. Há décadas vem se dedicando a refletir e escrever sobre as questões fundamentais da vida, das relações humanas, dos desafios que nos convidam a amadurecer e abrir nossa alma para encontrar sua verdadeira natureza e perceber Deus nas coisas aparentemente simples. Inspira-se na tradução monástica e cristã, e recorre também à psicologia e às demais ciências para ajudar as pessoas a compreender melhor sua vida e diminuir a complexidade dos problemas que a vida moderna nos impõe enfrentar. Tem a habilidade de falar com clareza, e expressar aquilo que muito não conseguem formular em palavras. É autor de dezenas de obras publicadas no Brasil pela Editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: 112

a-filosofia-e-o-cuidadoA filosofia e o cuidado da vida

Arcângelo R. Buzzi

Para viver temos que sair de nós mesmos, ir rumo ao mundo das coisas que nos rodeiam porque são elas que nos lembram e nos ensinam o cuidado da vida. Não é fácil justificar esse ponto de vista existencial devido ao enorme prestígio de que desfrutam as ciências da razão na cultura moderna, que pouco se vale da experiência direta das coisas. Não é fácil mostrar que antes das ciências da razão, é a percepção dos sentidos do corpo que revela o real das coisas que nos ajudam a cuidar da vida. A experiência prática será sempre mais importante que a teorização abstrata. A ciência precisa ser entendida de acordo com sua base na experiência direta das coisas, de modo que jamais se sobreponha a essa experiência direta.
Os textos elaborados neste livro não falam do cuidado, pois ele é essencialmente anterior a toda ocupação. Aqui o autor se baseia em algumas ocupações acionadas pelo próprio cuidado da vida, que nos põem na tarefa de não desviá-las de sua intencionalidade primordial que é de sair, de ir rumo ao mundo, de não negligenciar seu fundamental modo de ser existência no mundo, ligada a outras vidas e à suprema que tem o caráter de mistério porque em todas se vela e revela.

Arcângelo R. Buzzi é licenciado em filosofia e teologia e Doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, com a tese La Théorie politique d’Antonio Gramsci, Éditions Nauwelaerts, Paris, traduzida para o italiano e espanhol. Publicou também pela Vozes: Introdução ao pensar, Filosofia para principiantes, A identidade humana – modos de realização.

Nº DE PÁGINAS: 112

introducao-ao-estudo-lexicoIntrodução ao estudo do léxico – descrição e análise do Português

Alina Villalva e João Paulo Silvestre

O léxico é uma das áreas de conhecimento no domínio das ciências da linguagem e este livro apresenta uma abordagem ao estudo do léxico do Português que assenta na sistematização de investigação consolidada e na apresentação de hipóteses sobre questões ainda não consensualmente resolvidas.

Um dos pilares em que assenta esta descrição é o da definição das unidades de análise. Ao refletir sobre unidades lexicais, discutimos os conceitos de palavra, de unidades menores do que palavras (i.e. radicais e afixos) e de sequências de palavras (como os frasemas e as colocações). Um outro eixo é o da descrição do léxico do Português a partir dos testemunhos linguísticos, quer numa perspectiva histórica, quer numa abordagem contemporânea e integradora das variedades lexicais. Léxico é uma palavra familiar a todos, mas de definição menos imediata. Vocabulário, glossário, dicionário são outros termos que remetem para essa mesma esfera conceitual.
Este livro representa a abordagem dos autores ao estudo do léxico num contexto de ensino universitário, que julgam adequada ao público a que se destina e também a um programa de investigação que os parece importante estabelecer para o Português.

Alina Villalva é doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa. Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. As suas áreas de interesse científico são o léxico e a morfologia. É autora de Estruturas Morfológicas. Unidades e Hierarquias nas Palavras do Português (2000) e A Morfologia do Português(2008).

João Paulo Silvestre é doutor em Linguística pela Universidade de Aveiro. Investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação em lexicologia, história da lexicografia e edição de corpora. Co-responsável pelo Corpus Lexicográfico do Português.

Nº DE PÁGINAS: 248