Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Confira os últimos lançamentos

10/11/2014

Notícias

A Editora Vozes apresenta seus últimos lançamentos. Confira:

uma-biografia-em-livrosC.G. JUNG – Uma biografia em livros

Sonu Shamdasani

Ricamente ilustrado, principalmente, com fotografias de manuscritos nunca antes vistos, primeiras edições raras e livros anotados de autores que vão desde Homero, Ovídio, Mestre Eckhart e Dante até Wiliam Blake, Goethe, Hölderlin, Nietzsche e James Joyce, este livro apresenta a biografia intelectual de Jung, seguindo seus encontros essenciais com os livros e mostra como, através de seu envolvimento com eles, ele criou uma nova concepção de natureza humana.

Começando o estudo dos clássicos da literatura ocidental, por parte de Jung, este livro mostra como ele tentou transformar a compreensão da mitologia e da religião através da psicologia. Reconstrói a autoinvestigação que resultou num experimento literário: um volume caligráfico com ricas iluminuras, conhecido como Livro Vermelho. Situando-o na história da escrita, o presente livro estuda como as fontes literárias utilizadas por Jung informaram suas fantasias e como, ao refletir sobre elas, ele destilou ideias que levaram a uma nova psicologia, através da qual ele procurou iluminar a história do pensamento humano.

Através de um estudo dos seus cadernos alquímicos, este livro mostra como Jung chegou a entender o sentido simbólico da alquimia como autodesenvolvimento e como ele procurou criar uma psicologia intercultural de evolução superior em colaboração com eruditos de primeira linha, entre os quais Mircea Eliade, Karl Kerényi, D.T. Suzuki, Walter Evans-Wentz e Richard Wilhelm, que iriam revivificar as tradições religiosas e superar a ruptura entre ciência e religião nos tempos modernos.

Sonu Shamdasani é Professor da cátedra Philemon de História de Jung, no Centro para a História das Disciplinas Psicológicas, no University College de Londres. Trabalha sobre a história da psicologia e da psiquiatria e é amplamente considerado o principal historiador de Jung em atividade hoje. Entre numerosos livros, ele é o autor de Jung and the Making of Modern Psychology: The Dream of a Science, e editor e co-tradutor do Livro Vermelho de Jung.

Nº DE PÁGINAS: 224

o-livro-vermelhoO Livro Vermelho de C. G. Jung

Jornada para profundidades desconhecidas

Walter Boechat

O Livro Vermelho – Liber Novus, lançado pela Editora Vozes em 2010, tem impressionado por seu riquíssimo conteúdo simbólico, sua narrativa em forma de uma confissão subjetiva extremamente sincera e seu papel fundamental na gênese da obra criativa de Jung. É principalmente uma demonstração viva e espontânea da técnica de imaginação ativa, maneira que Jung sistematizou para um confronto criativo com as imagens do inconsciente. A obra toda é um desdobrar constante de uma riquíssima imaginação ativa, uma polifonia de vozes interiores, um diálogo criativo com as imagens internas autônomas e uma integração gradual à consciência das potencialidades do inconsciente criativo.

O presente trabalho não pretende evidentemente esgotar todos os aspectos trazidos pelo Livro Vermelho, que é uma obra ainda em processo de assimilação cultural pela contemporaneidade. Seus efeitos sobre a comunidade junguiana e mesmo sobre a psicologia de um modo em geral ainda são algo em discussão e avaliação.

Em O Livro Vermelho de C. G. Jung – Jornada para profundidades desconhecidas, Walter Boechat pretende levantar apenas algumas questões que julga de interesse dos leitores de Jung, questões que impressionaram como bastante significativas não só para a compreensão da obra de Jung, mas que lançam luz sobre o grande mistério do que é a natureza humana e sobre essa dimensão nova que Jung e Freud desvendaram para a contemporaneidade: o universo do inconsciente e possíveis maneiras de abordá-lo.

Walter Boechat é formado em Medicina, Doutor em Saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj. Formou-se em Psicologia Analítica no Instituto C.G.Jung de Zurique, Suíça, no período de 1974-1979. No Brasil, é membro-fundador e ex-presidnete da Associação Junguiana do Brasil (AJB), onde atua como professor e conferencista em diversas capitais do país. Coordena e assessora as publicações da coleção Reflexões Junguianas da Editora Vozes e foi o revisor técnico da tradução do Livro Vermelho  de C.G. Jung em 2010. É também organizador das obras Mitos e arquétipos do homem contemporâneo e O Masculino em Questão, e autor de A Mitopoiese da Psique – Mito e Individuação, Vozes, 2008.

N º DE PÁGINAS: 192

semin-analizes-sonhosSeminários sobre Análise de Sonhos

Notas do seminário dado em 1928-1930 por C.G. Jung

  1. G. Jung

No começo de novembro de 1928, Jung iniciou o seminário sobre Análise de Sonhos, ao qual este volume é dedicado. Em encontros semanais, interrompidos por recessos sazonais de um mês ou mais, o seminário perdurou até o final de junho de 1930.

Os seminários de Jung, nos quais ele expôs seus conceitos psicológicos e seus métodos analíticos, bem como suas visões sobre a sociedade, o indivíduo, a religião, a história e muito mais, foram do conhecimento de poucos, mesmo entre os seguidores de Jung. Os membros se encontravam nas manhãs de quarta-feira nas salas do Clube Psicológico de Zurique, na Gemeindestrasse que Edith Rockefeller McCormick havia comprado para uso do Clube. A permissão de Jung para assistir os seminários era um requisito, e os membros estavam ou haviam estado, todos, em análise com Jung ou com um dos outros poucos analistas em Zurique. As platéias eram limitadas, e as transcrições reproduzidas, preparadas por membros dedicados do seminário, não foram publicadas, mas circularam privativamente por uma lista restrita de contribuintes. Embora não haja quaisquer atas enumerando todos os participantes, a transcrição do seminário traz os nomes de cerca de cinquenta pessoas que contribuíram com a discussão.

Os volumes das Notas de Seminário (como elas são apropriadamente chamadas) em bibliotecas junguianas especiais foram habitualmente mantidos inacessíveis a qualquer leitor que não tivesse a aprovação de um analista. As publicações junguianas contêm referências ocasionais às Notas, mas escassas citações. Embora a política de restrição tivesse o consentimento de Jung, ele por fim concordou com a inclusão das Notas de Seminário entre suas obras publicadas.

Nº DE PÁGINAS: 760

semin-psicologiaSeminários sobre psicologia analítica – 1925

  1. G. Jung

Em 1925, enquanto transcrevia e pintava em seu Livro Vermelho, C.G. Jung apresentou uma série de seminários em inglês, nos quais falou pela primeira vez em público sobre suas primeiras experiências espiritualistas, sobre seu encontro com Freud, sobre a gênese de sua psicologia e sobre a auto-experimentação que ele chamou de seu “confronto com o inconsciente”, descrevendo detalhadamente diversos sonhos e fantasias essenciais. Apresentou uma visão geral introdutória de suas ideias acerca da tipologia psicológica e dos arquétipos do inconsciente coletivo, ilustrada com material de casos e discussões sobre a arte contemporânea.

Jung focalizou particularmente os elementos contrassexuais da personalidade, a anima e o animus, que ele debateu com os participantes através de análises psicológicas de romances populares, como She de Rider Haggard. As anotações destes seminários são o único relato autobiográfico confiável publicado, proveniente de Jung, e o mais claro e mais importante relato da evolução de sua obra. Sua combinação única do pessoal, do histórico e do conceitual faz dele a mais clara introdução em um só volume à psicologia de Jung.

Este volume das preleções de Jung inclui uma introdução de Sonu Shamdasani, Professor da cátedra Filêmon de História Junguiana no Centro para a História das Disciplinas Psicológicas no University College de Londres, autor de numerosas obras e editor do Livro Vermelho de Jung.

Nº DE PÁGINAS: 232

religioes-afroReligiões Afro-brasileiras – Uma construção teológica

João Luiz Carneiro

As religiões afro-brasileiras fazem parte do arsenal cultural religioso do Brasil, conquistaram seu espaço como religiões universais aos moldes weberianos e agora desenvolvem uma teologia própria. João Luiz Carneiro recupera nesta obra as contribuições oferecidas pelas ciências sociais para avançar em uma discussão teológica, enfocando duas categorias fundamentais: Escolas Afro-brasileiras e Umbandização. A obra é um texto inédito que expressa um movimento coletivo das religiões afro-brasileiras para construir um discurso teológico próprio. Esta construção visa um diálogo com as demais confessionalidades teológicas, respeitando as diferenças e exaltando os pontos comuns.

O livro é inovador em conteúdo já que oferece, de forma inédita, os esclarecimentos sobre essas categorias e rico pelo seu método interdisciplinar. É uma leitura obrigatória a quem deseja compreender o nascedouro de uma construção teológica afro-brasileira que é, enfim, acompanhar a própria história deste campo religioso. Certamente o leitor encontrará neste texto uma abordagem simples, direta e didática sobre o caminho percorrido pelo povo de santo até os dias atuais por meio de lentes acadêmicas e religiosas, portanto teológicas.

João Luiz Carneiro é doutor em Ciências da Religião (PUC-SP) e Mestre em Filosofia (UGF). Especialista em Teologia Afro-brasileira (FTU). Atualmente é professor da FTU-SP.Escreveu diversos trabalhos acadêmicos, entre eles o livro “A Ética como extensão do diálogo”.

N º DE PÁGINAS: 152