Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vocação, juventude e missão no Encontro de Petrópolis

24/06/2019

Notícias

Frei Vitor Amâncio

Petrópolis (RJ) – Entre os dias 21 e 23 de junho, reuniram-se em Petrópolis oito jovens da capital do Rio, Baixada Fluminense e região Serrana para o Encontro Vocacional, promovido pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, a quem é incumbida a missão de bem acolher os jovens candidatos à vida religiosa e, também, zelar pelas diversas juventudes que estão presentes em todo o território da Província.

Esta dupla missão esteve presente durante todo encontro vocacional, pois os jovens puderam, além de fazer parte dos momentos próprios do encontro vocacional, acompanhar os últimos preparativos para a VI Missões Franciscanas da Juventude – evento que envolverá todas as nossas presenças no Estado do Rio de Janeiro e terá a participação de jovens de todo território provincial.

Na noite da sexta-feira, 21, os vocacionados puderam conhecer a Paróquia Santa Clara, que recebeu a equipe do SAV para uma reunião de apresentação das missões para as lideranças das comunidades, entre as quais, muitas delas, serão as famílias acolhedoras dos jovens missionários. Deste modo, os vocacionados puderam conhecer melhor mais um trabalho desenvolvido pelos frades nas periferias da cidade de Petrópolis.

No dia seguinte, o encontro prosseguiu com a apresentação dos participantes e uma breve partilha pessoal do próprio despertar vocacional. A fim de se aprofundarem na espiritualidade acerca do dom da vocação, foi dado aos candidatos à vida franciscana um texto contendo três trechos da “Legenda dos Três Companheiros”, no qual foi apresentada a origem da vocação de São Francisco em três encontros pessoais: consigo mesmo, com o leproso e com o Crucifixo de São Damião.

Este período de reflexão teve a contribuição de Frei Roger Brunório, animador vocacional do convento Santo Antônio do Rio, e Frei Felipe Carretta, animador vocacional da Fraternidade da Rocinha. Ao final desta manhã de reflexão, Frei Gabriel Dellandrea, animador vocacional de Petrópolis, que também esteve presente, fez o convite a todos os vocacionados para a sua Profissão Solene, que ocorrerá no dia 8 de Setembro deste ano.

Durante a tarde, os animadores vocacionais presentes e os vocacionados puderam conhecer o Projeto Gente Viva, que faz parte do Serviço Franciscano de Solidariedade. Esta visita ganhou um sentido especial quando Frei Diego Atalino de Melo recordou a todos a antiga presença dos frades ali, no alto da escadaria do bairro do Osvaldo Cruz, a verdadeira experiência profética de vida religiosa encarnada na vida do povo mais simples. Em seguida, um momento da devoção mariana quando, aos pés de Nossa Senhora de Fátima, os vocacionados rezaram o Terço, dando graças por tão grande dom da vocação franciscana.

A noite foi reservada para uma sessão do filme “Francesco”, de Lilliana Cavani. No dia seguinte, os vocacionados se uniram à Comissão Central das Missões Franciscanas da Juventude, que se encontravam em Petrópolis, para o retiro preparado aos membros que estão à frente dos trabalhos deste grande evento.

Deixamos o nosso sentimento de gratidão à Fraternidade do Sagrado, que, gentilmente, nos acolheu nesses dias de encontro vocacional e de retiro da comissão das Missões. Grande também é a nossa expectativa para as Missões Franciscanas da Juventude, que acontecerá de 17 a 21 de julho.


Você gostaria de ser frade franciscano? Entre em contato conosco pelo e-mail sav@franciscanos.org.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 96607-3441.