Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concerto dos Canarinhos marca a abertura da “Exposição Franciscana de Presépios” em Petrópolis

06/12/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio tal qual se conhece hoje. A ideia surgiu enquanto ele lia, em uma de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o nascimento de Cristo. Assim, no ano de 1223, na cidade italiana de Greccio, Francisco celebrou o Natal e encenou a vinda de Jesus ao mundo.

E é com este espírito que nesta sexta-feira (06/12) a Paróquia e o Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), realizou a abertura da “Exposição Franciscana de Presépios”, com a apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), que contou com a regência do experiente maestro Marco Aurélio Lischt, oferecendo ao público um repertório curto, mas, cheio de significado.

Entre as canções apresentadas, a conhecida e tradicional música “Adeste Fidelis”, de John Francis Wade, com tradução portuguesa de Carl Thiel, encantou o público. As canções, “The Firts Nowell”, de Carol e David Willcocks, “Verbum caro factum este”, de Hans Leo Hassler, “Mariae Wiegenlied”, de Max Reger, também fizeram parte do repertório. A música “Transeamus”, de Joseph Schnabel”, encerrou com chave de ouro o Concerto, que arrancou uma longa salva de palmas.

Durante a apresentação, como já é de costume, realizou-se a leitura de textos bíblicos e também das Fontes Franciscanas, como por exemplo, o relato do biógrafo de São Francisco de Assis, Tomás de Celano, sobre a representação do presépio vivo em Greccio, Itália.

O Pároco Frei Jorge Paulo Schiavini, em sua reflexão, apresentou aspectos da Carta do Papa Francisco, intitulada “Admirável sinal”, onde o Sumo Pontífice ressalta o significado e o valor do presépio. O texto é dirigido a todo o povo de Deus, sobretudo ao núcleo familiar, como uma forma de valorizar a transmissão da fé entre avós, pais, filhos e netos.

Para Frei Jorge, a presença central do presépio é o símbolo do Menino Jesus. “O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim Se nos apresenta Deus, num menino, para fazer-Se acolher nos nossos braços. Naquela fraqueza e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja”, disse.

A centenária Igreja do Sagrado ficou novamente repleta de fiéis que puderam também acompanhar a bênção do presépio montado no claustro do convento. Trabalho dedicado e impecável do senhor Antônio, Adilson e colaboradores. Este presépio conta com uma peça única e singular: a imagem de São Francisco de Assis e o irmão lobo, que fica exposta ao claustro o ano inteiro.

Logo em seguida, já na Capela Frei Galvão, Frei Jorge abençoou também a “Exposição Franciscana de Presépios”, que conta com mais de 18 representações, de diversas cidades e países, do nascimento do Menino Deus.

Frei Edrian Josué Pasini é o organizador da exposição neste ano e para ele é sempre um momento de evangelização através da arte. Segundo ele, uma parte da coleção de presépios é particular e a outra é do Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá (SP). Os frades estudantes do tempo da Teologia auxiliaram na elaboração e confecção da amostra que contou com o apoio da Editora Vozes e do Convento e Paróquia do Sagrado. A Exposição ficará disponível para visita gratuita até o dia 05 de janeiro de 2020.

Serviço:

De 6 de dezembro a 5 de janeiro
De segunda a sexta, das 16h às 19h30
Sábado, das 14h às 17h30
Domingo, das 8h às 11h30 e 17h às 20h

Dia 25: 8h às 11h30 e 17h às 20h
Dia 31: a exposição estará fechada.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis – RJ)

Rua Montecaseros, 95, Centro
Petrópolis – RJ
(24) 2242-6915
facebook.com/paroquiadosagradopetropolis


VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO